Parâmetros para atuação profissional no mercado imobiliário
Identificar o tipo de cliente adequado para cada imóvel
Contabilidade e Finanças
14/03/2014
Clientes têm diferenças. Elas precisam ser notadas e aproveitadas. Por exemplo, comportamentos evidenciados, durante a negociação ou decisão de comprar a casa própria, podem ser estratificados de acordo com a região de origem do cliente.
As atividades tradicionais de marketing, associadas às características específicas de cada empreendimento imobiliário (compra, venda, locação, condomínio, loteamentos e demais modalidades) podem, efetivamente, significar sucesso na obtenção dos resultados esperados.
A atuação profissional de um corretor, dentre vários fatores, deve alicerçar-se na prática de, no mínimo, dois parâmetros:
• Comportamento dos Clientes.
Identificar o tipo de cliente adequado para cada imóvel e, a partir daí, passar uma espécie de radar, capturando todos os movimentos do cliente: perfil social, tipo de emprego, faixa de renda, hábitos e costumes, modelo de decisão de compra e demais pistas, para que o atendimento seja o mais personalizado possível.
• Segmentação de Mercado.
Na verdade, checar os segmentos em que atua deve anteceder às técnicas de análise do comportamento do consumidor, pois, entendendo o segmento, identifica-se o público.
Ao separarmos algumas das principais variáveis de perfis de clientes, poderemos eleger três grandes blocos de análise:
1. Variáveis Demográficas:
a. Sexo;
b. Município;
c. Estado civil;
d. Faixa etária;
e. Formação educacional;
f. Tamanho da família;
g. Ocupação atual;
h. Renda familiar.
2. Variáveis Psicográficas:
a. Estilo de vida;
b. Personalidade.
3. Comportamento de Consumo:
a. Motivo da negociação;
b. Benefício esperado da transação imobiliária;
c. Lealdade à imobiliária;
d. Estágio de aptidão para a negociação;
e. Atitude em relação à imobiliária.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93