Antes de conhecermos o que é empreendedorismo cultural, se faz necessário conhecer o conceito de empreendedorismo, suas origens e como esta ação fez e fazerá parte da história da humanidade, os grandes feitos, descobertas partiram de atitudes e ações empreendedoras.
A origem da palavra “Empreendedor” é do latim imprendere, que significa “decidir realizar tarefa difícil e laboriosa” , “colocar em execução”. Tem o mesmo significado da palavra francesa entrepreneur, que deu origem à inglesa entrepreneurship (comportamento do empreendedor). O espírito empreendedor começa com a história da humanidade, que através deste espírito desenvolveu-se.
O empreendedor está relacionado às pessoas que apresentam habilidades e competências para realizar projetos, é capaz de mobilizar recursos e correr riscos.
Para planejar e organizar um empreendimento é necessário ter este espírito empreendedor, ou seja, é importante também preparar-se para trilhar um novo caminho, que, embora desafiador pode ser compensador e resultar em sucesso pessoal e promover independência profissional e econômica e na área cultural especialmente, poderá contribuir para o desenvolvimento sociocultural.
O Brasil é um país de empreendedores, sejam pequenos, médios ou de grandes empreendimentos, o fato justifica-se na nossa matriz cultural onde estão presentes a criatividade e inovação, aspectos natos do nosso povo. Porém, a vida de um empreendedor impõem desafios é preciso ainda se autoconhecer e descobrir se estamos dispostos ou não para enfrentar as dificuldades que acompanham esta opção de desenvolver seu próprio negócio, principalmente aquelas que têm como objetivos promover diversas atividades culturais.
Nos últimos anos, vem se desenvolvendo nas escolas de todos os níveis de todo o Brasil, uma dedicação especial à introdução de disciplinas relativas ao empreendedorismo em sala de aula.
Nesse cenário, têm surgido iniciativas que trabalhem com o incentivo ao ensino do empreendedorismo. Não apenas porque o tema ainda é desconhecido por mitos e precisa desse apoio e divulgação para crescer. A questão do empreendedorismo está cada vez mais presente, justamente porque acompanha a mudança na cultura dos jovens em relação ao trabalho, embora muitos desses jovens ainda estejam ligados à lógica da estabilidade das grandes companhias.
Alguns anos atrás, quando as pessoas saíam da faculdade estavam automaticamente empregadas em uma empresa de porte. Atualmente, uma parte significativa dos alunos (dos mais variados cursos) tem se interessado pelo tema ao se chocar com a realidade do mercado. Entre os alunos, o empreendedorismo é uma disciplina que tem um grau de aceitação grande.
O Empreendedorismo é uma opção de carreira muito interessante para o jovem que sai do ensino médio e superior e não encontra emprego e assim como para a escola que tem a oportunidade de fomentar um aspecto social muito grande.
No caso do empreendedorismo cultural, desenvolver um projeto cultural ou empreender um equipamento cultural é proporcionar acesso às manifestações de ideias capazes de unir as pessoas, vivenciar algo novo, experimentar, conhecer, compreender aquilo que somos.
Todo projeto ou empreendedorismo cultural tem como finalidade contribuir, através de um legado, para a nossa sociedade, portanto é necessário empreender. Para que isso aconteça é necessário planejar e configurar as dimensões possíveis para realizá-lo. Essas dimensões tratam, portanto, dos seguintes aspectos de acordo com Olivieri e Natale (2010, p. 23):
• Dimensão econômica: Trata do plano material, composto por recursos físicos, financeiros e tecnológicos.
• Dimensão filosófica: Define as razões do projeto, suas verdadeiras causas na sua missão original.
• Dimensão potencial: Determina os colaboradores, o grupo ou a equipe que vai planejar, realizar, ou seja, fazer tudo acontecer.
• Dimensão causal: reconhece o para quem, ou seja, para quais pessoas é necessário produzir o projeto.
Para empreender um projeto é também importante voltar nossas atenções também para o que está por trás de uma atividade cultural, resumidamente segundo Brant (2004), é entendida como o conjunto de processos de trabalho à produção circulação e preservação da cultura. Para o autor, as atividades culturais devem ter como ponto central para o desenvolvimento humano: a valorização da pessoa, o respeito as suas práticas culturais e ao acesso ao conhecimento em um contexto mundial globalizado.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Dia A Dia e Estética
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93