Economia da cultura

Atualmente, vivemos um contexto global, marcado principalmente pelo uso das novas tecnologias
Atualmente, vivemos um contexto global, marcado principalmente pelo uso das novas tecnologias

Contabilidade e Finanças

24/03/2014

Atualmente, vivemos um contexto global, amplo complexo e marcado principalmente pelo uso das novas tecnologias, aceleração do tempo, do espaço e do consumo.


A globalização afirmou ao mesmo tempo forças hegemônicas que norteiam comportamentos, usos e costumes, consumo e a competitividade predatória da mesma forma que possibilitou a valorização do local e a necessidade de resgatar e reconstruir identidades culturais e buscar novas formas de desenvolvimento economicamente equitativo e socioculturalmente possível no sentido não beneficiar alguns, mas impactar positivamente à todos.


Portanto, o repensar do desenvolvimento econômico através de uma nova lógica, inovadora no sentido de valorizar e desenvolver a diversidade cultural e a capacidade de criação e inovação do povo brasileiro.


Neste contexto surgem novas possibilidades de empreendimentos criativos baseados em na valorização cultural e do entorno onde a atividade está sendo desenvolvida capaz de trazer inúmeros benefícios econômicos e sociais.


Nessa perspectiva, a Economia da cultura possibilita o diálogo e o desenvolvimento entre diferentes temas, dentre os quais destacamos a gestão cultural, políticas públicas, sustentabilidade, políticas públicas e diversidade cultural. Segundo Fonseca, (...) a economia da cultura oferece todo o aprendizado e o instrumental da lógica e das relações econômicas - da visão de fluxos e trocas; das relações entre criação, produção, distribuição e demanda; das diferenças entre valor e preço; do reconhecimento do capital humano; dos mecanismos mais variados de incentivos, subsídios, fomento, intervenção e regulação; e de muito mais – em favor da política pública não só de cultura, como de desenvolvimento. (Fonseca, 2007, p.5)
A Economia da Cultura contempla o fluxo da produção, da distribuição e do consumo de bens, serviços culturais e manifestações culturais.


Portanto, a economia da cultura ou economia cultural é um ramo da Ciência Econômica que estuda os efeitos de toda atividade econômica ligada a uma manifestação artística e criativa de uma sociedade.


A economia da cultura como campo de trabalho particular, é importante considerar e destacar que dentro da Ciência Econômica esta área especificamente está registrando um progressivo reconhecimento institucional e acadêmico, fundamentalmente devido a três fatores:
• As atividades relacionadas com a cultura são uma fonte importante de geração de emprego e renda;
• A cultura pela condição de bem público se constitui uma atividade que, por excelência, é objeto de intervenção pública. Além disso, cada vez mais, o fator cultural é reconhecido como um elemento de identidade nacional;
• Por fim, no plano teórico, a cultura é um terreno excelente de aplicação dos “novos progressos” da ciência econômica principalmente nas áreas da economia da informação, da inovação, institucional e do conhecimento;


Um dos grandes desafios para a Economia da Cultura a compreensão do papel e da importância dos ativos intangíveis gerados pela cultura, o principal motor de suas atividades e certamente seu principal produto e benefício gerado à sociedade.


Ainda com Fonseca, a Economia da Cultura analisa as relações entre oferta, distribuição e demandas culturais, identifica falhas de mercado que fazem com que nem todos tenham acesso à produção cultural, mapeia as restrições individuais que limitam o seu consumo, sinaliza caminhos possíveis para o desenvolvimento sustentável e sugere ações a serem tomadas para que distorções sejam corrigidas. (Fonseca, 2007. p.7)


Atualmente a economia da cultura e o seu potencial para o desenvolvimento socioeconômico, está sendo considerada por muitos países uma possibilidade de alavancar o crescimento de forma sustentável, exigindo portanto uma participação efetiva do Estado, iniciativa privada e sociedade civil.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

por Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93