Orçamentos públicos e as suas divergências de valores
Orçamentos públicos e as suas divergências de valores
Contabilidade e Finanças
21/04/2014
Às vésperas de grandes acontecimentos esportivos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, muito se fala sobre as diversas obras que estão ocorrendo e seus respectivos valores. Em especial os valores absurdamente elevados em função da magnitude destes eventos.
Recentemente, tive a oportunidade de trabalhar em uma Empresa Pública Federal em um setor onde eu era responsável pelo recebimento de Orçamentos de Obras Civis e o que mais me chamou a atenção foi a discrepância de valores para o mesmo serviço.
Para melhor entender as divergências que ocorriam me aprofundei nos estudos de Orçamentos Para Obras de Construção Civil e em especial na lei 8.666/93 que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. O que me proporcionou embasamento Técnico e Legal para selecionar as empresas prestadoras de serviço em função de um Orçamento ético e justo para os serviços solicitados.
Apesar de os Orçamentos Públicos Federais (no meu caso) serem baseados, em sua maioria, na tabela SINAPI e contarem com BDI em torno de 30%, o que se observou foi um “superfaturamento” tanto das Composições quanto das Despesas Indiretas, o que só era possível detectar com um grau de conhecimento dos serviços que estavam sendo negociados e da maneira com que os orçamentos eram calculados.
Dessa forma, pela existência de um “Orçamento de Referência” onde o mesmo previa todas as dificuldades e particularidades do serviço e contemplava o BDI na sua porcentagem máxima, era possível avaliar o caráter da empresa que estava interessada na execução do serviço e em muitas ocasiões seria mais vantajoso para a empresa contratar o MELHOR valor em função da qualidade, especialização, profissionalismo, ética e etc., ao invés do MENOR valor.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por José Carlos de Jesus Ferreira
* TÉCNICO EM INFORMÁTICA - Colégio Pio XII;
* TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES - FAETEC Ferreira Viana;
* ANALISTA DE SISTEMAS - Associação Carioca de Ensino Superior (UniCarioca);
* PÓS GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA E GESTÃO EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - Universidade Estácio de Sá (cursando) e
* MBA EM ENGENHARIA DE CUSTOS - IBEC (Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos) (cursando)
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93