Aprenda a gerenciar seus gastos

Contabilidade e Finanças

25/09/2014

Desde pequenos ouvimos dos nossos pais o quanto é importante saber economizar. Como se preparar para administrar as várias áreas que compõe nosso dia a dia? O nome principal é organização. Porque a vida é gerenciada por nós. Quem tem um controle sobre suas ações diárias, mesmo com os imprevistos, tem a habilidade de contornar e ajustar certos problemas.

Segundo dados divulgados pelo PEIC - Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, em janeiro deste ano, cerca de 65% das famílias brasileiras relataram ter dívidas. E a fatia de 6,5% afirma não ter como sair das dívidas, ou seja, não ter condições de pagar suas dívidas em atraso. Se projetarmos esses percentuais em número de pessoas, a quantidade assusta. O que confirma a ausência da educação financeira. A satisfação momentânea é o maior perigo para consumidores que não controlam o impulso da compra. Gastam e pagam por um produto que na realidade não precisam.

A educação financeira deveria também fazer parte da grade escolar, para que os alunos, desde a infância desenvolvessem a aptidão na administração monetária, e este exercício poderia começar com a mesada dada pelos pais.

O ponto chave do controle dos gastos parece bem simples. Não gastar mais do se ganha. Se você tem essa capacidade, está indo no caminho certo. A maior parte dos brasileiros com problemas financeiros gasta mais do que tem, ou seja, sobrecarregam o orçamento pessoal ou familiar comprando o que não podem ou o fazem quando naquele momento poderiam esperar um pouco mais.

Saber priorizar o que é mais importante é um passo bem dado. Se você observar, no campo da economia há gráficos, planilhas, projeções, listas e dados. Podemos também organizar nossos ganhos e gastos e aprender a programar nosso bolso. Nenhuma empresa gasta ou investe nada sem um projeto que vise os perigos, os objetivos e as metas. Assim é com a nossa vida. Apesar dos acontecimentos não esperados, podemos elaborar metas, e dentro delas, limitar o que podemos gastar ou não, seguindo a sua prioridade e respeitando seus limites.

Para evitar um caminho quase sem volta de endividamentos não há milagre, há o controle financeiro. É de suma importância saber e conhecer seus gastos e programar o que pode e deve ser desembolsado durante o mês. É como fazer um raio-X para onde está indo seu dinheiro: contas, compras, pagamentos. Compare com seu orçamento, corresponde? Ótimo. Se não, ajuste ao seu salário.

É significativo ter o apoio da família ou do companheiro(a). Se é um orçamento familiar todos devem ter o mesmo cuidado para manter a meta da economia.

A facilidade de créditos pessoais aumentou muito, são inúmeras instituições que oferecem esse contrato. Pessoas levadas pelo pensamento imediato da compra, entram neste processo de créditos e criam um círculo vicioso que não conseguem sair. Fazem empréstimos para pagar dívidas. A oferta parece fácil, mas os juros podem ser exorbitantes e com parcelas a perder de vista. Antes de optar por tal serviço, avalie se vale a pena, se o custo-benefício faz sentido.

Alguns usuários atestam que o empréstimo consignado, aquele no qual a instituição financeira debita as parcelas no salário, possuem juros mais baixos, porque a instituição tem a certeza do pagamento, não há o risco de inadimplência e por isso os prazos também são maiores. Neste caso, o indivíduo deve avaliar se o benefício de possuir uma determinada quantia vale o que se pagará por ela.

O mais importante é dormir com tranquilidade, sem pensar nas dívidas às quais você está atrelado, talvez seja um dos maiores benefícios para sua saúde. Invista mais na sua vida pessoal, o que nem sempre, significa gastos financeiros.

Você tem controle sobre seus gastos?

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Roberta Clarissa Leite

por Roberta Clarissa Leite

Formada em Rádio e TV pela Universidade Federal de Pernambuco e Jornalismo pela Uninassau.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93