Bolsas em alta, em baixa e estável e seus e riscos

O risco é a possibilidade das coisas não saírem como você planejou.
O risco é a possibilidade das coisas não saírem como você planejou.

Contabilidade e Finanças

07/04/2015

O que significa “Bolsa em Alta”, “Bolsa em Baixa” e “Bolsa Estável”?

Tecnicamente, diz-se que a Bolsa fechou “em alta”, quando o índice de fechamento de determinado pregão, foi superior ao índice de fechamento do pregão anterior. Da mesma forma, a bolsa fecha “em baixa”, quando o índice atual, é menor que o índice anterior e “estável”, quando o índice se mantém nos dois pregões.
Assim, se o índice do pregão anterior fechou em 10.000 pontos e o índice do dia seguinte fechou em 10.500, logo tivemos uma alta de 5%.


Quais os riscos?

O risco é a possibilidade das coisas não saírem como você planejou e é inerente a qualquer negócio. Por melhor que tenha sido seu planejamento, o risco vai sempre existir, pois ele é derivado do fato de não conhecermos o futuro das empresas em que investimos ou o próprio mercado financeiro.

Quando você adquire ações de uma companhia, você acaba por se tornar sócio dela, com isso, você também adquire alguns riscos que aqui, separamos em dois tipos principais:

Risco de Mercado – este tipo de risco está relacionado com alterações políticas, econômicas, sociais, entre outras. É a possibilidade de ocorrer mudanças no valor de seus investimentos associados a notícias ou acontecimentos que está relacionado direta ou indiretamente à aplicação que você escolheu.

Exemplo: quando uma empresa anuncia que, em função da recessão, está com as vendas estagnadas, precisará fazer cortes no seu pessoal e que vai fechar o ano com prejuízo, isto gera um aumento no número de acionistas que desejam vender suas ações. Como em qualquer outro mercado, se há muita gente vendendo, o preço cai e acaba por gerar grandes prejuízos.


Risco de Liquidez – Surge da dificuldade em conseguir encontrar compradores potenciais de um determinado ativo, no momento e no preço desejado. Num mercado sem liquidez, quando apresenta grande diferença entre o preço que o comprador está disposto a pagar e aquele que o vendedor está disposto a receber, pode ser muito difícil realizar a venda sem sacrificar o preço da ação negociada.

Exemplo: algumas ações negociadas na bolsa de valores apresentam baixo volume de negócio e, quando um investidor precisa vender uma grande quantidade destas ações, acaba causando uma queda no seu preço. Mas isso necessariamente não significa que estas ações serão menos valorizadas. Você pode obter um excelente ganho com um investimento de baixa liquidez, mas deve estar consciente deste risco.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93