Conhecendo a Bolsa de Valores

Muito se fala sobre bolsa de valores, mas pouco se sabe sobre seus conceitos.
Muito se fala sobre bolsa de valores, mas pouco se sabe sobre seus conceitos.

Contabilidade e Finanças

08/04/2015

Atualmente muito se fala sobre bolsa de valores, mas pouco se sabe sobre seus conceitos, suas bases teóricas. Muitos aventureiros propõem-se a investir seu dinheiro e quando se depara com expressões como “debêntures”, “ação ON”, “ação PN”, “prospectos”, entre outros, se desesperam por não saber do que se trata e em muitos casos, é tarde demais, pois acabaram investindo em algo que não vai trazer o resultado esperado.


O que é uma Bolsa de Valores?

Bolsa de Valores é o mercado organizado onde se negociam valores mobiliários de empresas de Capital Aberto, como as ações, além de outros instrumentos financeiros como Opções e debêntures.

* Valores Mobiliários – são títulos emitidos pelas sociedades anônimas (S.A.) como ações, debêntures, notas promissórias (commercial papers), certificado de recebíveis imobiliários, quotas de fundos de investimentos em direitos creditórios e outros instrumentos menos usuais, destinados a captação de recursos.

* Empresa de Capital Aberto – é a empresa que através de registro apropriado junto a CVM, está autorizada a ter valores mobiliários de sua emissão negociados publicamente no mercado.

A principal função de uma bolsa de valores é a de viabilizar operações financeiras entre investidores e empresas, proporcionando um ambiente transparente e com líquidez, adequado à realização de negócios com valores mobiliários. Neste sentido, é dever das bolsas, repassar aos investidores, através de informativos, todas as informações relevantes sobre seus negócios diários, comunicados de empresas abertas, dados do mercado financeiro e tudo mais que contribua para a manutenção dessa transparência.

Neste contexto, as bolsas de valores bem estruturadas e definidas por regras claras, podem beneficiar não apenas aqueles que possuem ações, mas também toda a sociedade. Vejamos como:

Levantamento de Capital para negócios – As bolsas de valores criam um ambiente propício para que Companhias possam buscar capital que permita realizar a expansão de seus negócios, através da venda de ações e outros valores mobiliários ao público investidor.

Em resumo, as empresas precisam de dinheiro para financiar suas compras, ampliar instalações, gerar capital entre outros investimentos. Para não usar dinheiro emprestado de bancos, onde os juros são exorbitantes, as empresas emitem ações e as vendem aos investidores, gerando assim, receita própria. Para compensar, ela paga a estes investidores, que agora são sócios (acionistas), participação nos lucros (dividendos). Esta é uma forma das empresas conseguirem dinheiro com baixo custo.

Facilitando o Crescimento de Companhias – Quando uma aquisição e /ou fusão de uma companhia por outra, é feita através da bolsa, por negociação de ações ou mudança de controle acionário, por exemplo, gera uma maior transparência na negociação o que permite uma maior valorização dessas companhias, já que a divulgação das informações deve obedecer a padrões pré-definidos.

Redistribuição de Renda – Ao permitir que a população em geral adquira ações de companhias abertas tornando-as sócias de empresas lucrativas, o mercado de capitais propicia a redução da desigualdade na distribuição da renda de um país.

Aumentando a transparência nas negociações - A demanda cada vez maior de novos acionistas, as regras cada vez mais rígidas do governo e das bolsas de valores, tem levado as companhias a melhorar cada vez mais seus padrões de administração e eficiência. Consequentemente, é comum dizer que as companhias abertas são melhores administradas que empresas fechadas.

*
Empresas Fechadas -
companhias cujas ações não são negociadas publicamente. Exemplo são as empresas Ltdas. (Fulano Comércio de Roupas Ltda)

Atuando como Termômetro da Economia - Na bolsa de valores, os preços das ações oscilam dependendo do que acontece no mercado e tendem a acompanhar o ritmo da economia, refletindo seus momentos de retração, estabilidade ou crescimento. Uma recessão ou crise financeira pode levar a uma queda, ou até mesmo, uma quebra do mercado. Desta forma, o movimento dos preços das ações das companhias pode nos dar um bom indicador das tendências da economia.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93