Contabilidade: pressão sim, estresse não

PRESSÃO SIM, ESTRESSE NÃO
PRESSÃO SIM, ESTRESSE NÃO

Contabilidade e Finanças

10/04/2015

Já ouvi muito a seguinte frase: "o trabalho e a vida do contador é muito estressante". Não concordo com a afirmação.


De fato o contador tem tido cada vez mais nos últimos anos um aumento em suas obrigações principais e acessórias. E após a instituição do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e da adesão às normas internacionais no nosso país ele não é mais aquele guarda-livros de antigamente. Tendo de entender cada vez mais sobre diversos assuntos e áreas, tornando-se um multiespecialista.


E também tendo de atender com proatividade e conhecimento técnico apurado as mais variadas demandas de seus clientes quando é profissional liberal ou de seus superiores quando é um empregado. Tendo de cumprir prazos muitas vezes insuficientes, cujo descumprimento gera infrações cada vez mais onerosas para a empresa. Tendo, ainda, de acompanhar velozmente todas as mudanças e convergências na contabilidade aos padrões internacionais.


E ainda, em momentos de crise como o atual, tendo de se inteirar com mais propriedade da parte econômica, política, social e ambiental do país e do mundo. E além de tudo isso ainda tendo de ver a profissão muitas vezes prejudicada por maus e antiéticos contadores e auditores envolvidos em escândalos de corrupção e sonegação fiscal.


Apesar de todas estas pressões intensas que vem sofrendo nos últimos anos, ainda penso que não é uma profissão estressante. Pois pressão não pode nem deve significar necessariamente estresse. A pressão pode te jogar para baixo, mas também pode te fazer voar, depende de como você irá utiliza-la e tirar proveito dela.


O estresse é algo que parte de um descontrole, muitas vezes emocional e também técnico, da situação enfrentada. Existem contadores cada vez mais estressados, mas não em função da profissão em si e sim por não estarem acompanhando o ritmo com que a profissão vem crescendo e com isso exigindo dele cada vez mais um elevado conhecimento e tempo.


A pressão pode ajudar ou atrapalhar. O estresse raramente ajuda.


Posso afirmar que o contador dificilmente não estará sob pressão. Lembro-me de uma palestra que assisti no ano passado para professores dos Cursos de Ciências Contábeis promovido pelo CRC-RJ (Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro) onde o contador e economista Joper Padrão do Espírito Santo relatou um caso pessoal de doença que aconteceu com alguém bem próximo a ele, onde este ente ficara durante mais de dez horas no centro cirúrgico correndo seríssimo risco de ficar com sequelas gravíssimas ou mesmo de morrer caso algo saísse milimetricamente errado.


E o cirurgião responsável que era amigo do contador em questão ao sair do centro cirúrgico após aquelas mais de dez horas em pé, sendo responsável por uma vida humana, tendo que estar em uma sala com baixíssimas temperaturas e luz intensa, ao lado de outros profissionais e lidando como os mais diferentes instrumentos e medicamentos sai com um sorriso grandioso e feliz: "Conseguimos. Deu tudo certo". E ele conclui o relato enfatizando "imagina a pressão a que este profissional estava submetido mas apesar disto tudo não havia estresse em seu semblante."


Como vemos a pressão não é uma condição particular do profissional da ciência contábil. A maioria das profissões sofre pressões. E de fato o estresse é algo comum ao ser humano nos dias de hoje. Dificilmente não encontraremos alguém que não se estresse em algum momento. Muito provavelmente não encontraremos um contador que não tenha se estressado por algum motivo ou que não tenha tido algum momento de sobrecarga. Mas o estresse nunca deve ser a regra.


Se você está constantemente estressado e não consegue dar a devida atenção à família, às coisas que gosta de fazer. Se não consegue ter um momento de lazer e vive estressado o tempo todo e se sentindo fatigado, creio que seja a hora de repensar um pouco sobre o seu ritmo de trabalho no dia a dia e sobre suas responsabilidades e não sobre a profissão que é uma das mais belas que conheço, apesar das pressões.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Romildo de Almeida Muniz

por Romildo de Almeida Muniz

Mestrando em Ciências Contábeis pela FUCAPE Business School/ Especialista em Gestão Pública - Universidade Federal Fluminense /Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense / Contador Público Federal da Universidade Federal do Estado do RJ/ Ex-professor Universitário nos Cursos de Ciências Contábeis e Administração da Faculdade da Região dos Lagos e Unilagos-Araruama.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93