Agora que você já sabe o que é uma política de crédito, veja os tipos de políticas de crédito que poderá programar dentro de sua empresa.
Normalmente, uma empresa ou instituição financeira pode estabelecer uma de cinco possíveis políticas de crédito.
Crédito liberal / cobranças rigorosas
Uma empresa vende para praticamente qualquer cliente, independentemente de sua capacidade creditícia, sendo que todos os atrasos serão perseguidos muito agressivamente. Esse tipo de política creditícia inclui acompanhamento de cobrança conveniente, avaliação e cobrança de encargos moratórios e ação judicial rápida. Programas organizados de cobrança são efetivamente implementados, o que pode produzir ótimos lucros. Frequentemente, entretanto, ocorre aumento dos custos do pessoal de cobrança e perdas com dívidas incobráveis.
Crédito rigoroso / cobranças liberais
A verificação de crédito é rígida e procedimentos da política de aprovação de crédito são rigorosamente seguidos. O crédito é concedido somente para clientes de boa qualidade creditícia. Garantias pessoais, cartas de crédito e outras formas de instrumentos de crédito são usados sistematicamente. Problemas de atraso geralmente são mínimos, devido às práticas rigorosas de crédito. Entretanto, o acompanhamento de cobrança é praticado muito brandamente. Essa política creditícia geralmente resulta em uma carteira de contas a receber de alta qualidade, mas as vendas e receitas não são aperfeiçoadas.
Muitas contam com risco de crédito um pouco acima do desejado são recusadas. Uma empresa, usando este tipo de política, não vai ao encontro das práticas altamente competitivas do mercado atual.
Crédito rigoroso / cobranças rigorosas
São usadas práticas muito rígidas de aprovação de crédito e o acompanhamento de cobrança é extremamente rápido. Essa política minimiza perdas de dívidas incobráveis e mantém a carteira a receber em um alto nível de qualidade. Lamentavelmente, essa prática de crédito também restringe o crescimento do volume de vendas e produz baixos níveis de lucro. Uma política de cobrança muito restritiva pode não ser adequada para o ambiente atual no qual as empresas operam.
Crédito liberal / cobranças liberais
Vendas a crédito são feitas para praticamente qualquer cliente, independentemente de seu histórico creditício. Ações de cobrança são aplicadas vagamente. Níveis de venda mostrarão dramáticos resultados de crescimento com esse tipo de política creditícia.
Entretanto, altas dívidas incobráveis, custos de cobrança, despesas legais e outros custos de crédito serão incrementados rapidamente. Uma política de cobrança e crédito liberais usualmente resulta em menos lucros, ou grandes perdas, do que em outro tipo de política. Basicamente, muitas empresas que seguem essa política creditícia tornam-se insolventes.
Crédito moderado / cobranças moderadas
Um crédito moderado com uma política de cobrança moderada, pode bem ser a política creditícia ótima. Crescimento das vendas, condições de recebimento, margens de lucro e fluxo de caixa provavelmente serão otimizados e alcançados o melhor equilíbrio nos negócios. Custos de avaliação de crédito e perdas podem ser mantidos como aceitáveis.
Após avaliar e analisar os vários efeitos da política creditícia no desempenho de sua empresa, o analista de crédito ou proprietário deve ponderar qual é a melhor política creditícia a ser implementada.
Em uma análise final, pode ser uma política creditícia que se situe entre estas cinco. O amplo uso de instrumentos de crédito pode encontrar uma base de crédito adequada para negociar com quase todos os clientes. Essa política creditícia geralmente encontra o equilíbrio necessário para o êxito nos negócios.
Mas, muita atenção. Qualquer alteração que vier a ocorrer na política de crédito da sua empresa, afeta sensivelmente os seguintes itens. Confira:
Volume de vendas
Alterações nos padrões de crédito devem acarretar mudanças no volume de vendas. Se os padrões de crédito forem afrouxados, deve-se esperar um crescimento nas vendas. (Afrouxar padrões de crédito deve provocar aumento nos custos administrativos, devido à necessidade de um maior departamento de crédito).
Por outro lado, se ocorrer um apuro nos padrões de crédito, deverá haver uma redução nas vendas e também nos custos administrativos. Em geral, os aumentos nas vendas afetam os lucros positivamente, enquanto que as diminuições produzem efeitos negativos.
Perdas com devedores incobráveis
A probabilidade ou risco de uma conta tornar-se incobrável aumenta com a maior flexibilização dos padrões de crédito, afetando os lucros negativamente. Efeito oposto sobre as perdas com incobráveis e sobre os lucros podem ser esperados de uma situação difícil nos padrões de crédito.
Despesas gerais de crédito
São as despesas incluídas durante o processo de análise e seleção de crédito referentes a salários de pessoas especializadas, materiais utilizados, pagamento a empresas de informações, etc.
Despesas com cobranças
São os gastos com o serviço da cobrança das duplicatas e englobam as taxas cobradas pelos bancos, as despesas com ações judiciais, etc. Uma política liberal aumenta o montante desses gastos, enquanto que uma política restritiva tem o efeito inverso.
Custo do investimento em duplicatas a receber
Carregar ou manter duplicatas a receber acarreta um custo à empresa, equivalente aos ganhos que se deixa de obter em outras aplicações decorrentes da necessidade de comprometimento de fundos com esse ativo.
A concessão de crédito a clientes, por parte das empresas, faz parte do custo de fazer negócio, pois, mantendo recursos comprometidos em duplicatas a receber, as organizações perdem poder aquisitivo, além de correr riscos de inadimplência.
Entretanto, ao incluir esses custos, as empresas têm condições de ser competitivas, atraindo e mantendo clientes, e com isso, melhorando e mantendo as vendas e os lucros.
Uma boa gestão deve incluir um controle efetivo nas duplicatas a receber, na política de crédito, a qual inclui o processo de seleção, a determinação de padrões e de condições de crédito, além de estabelecer uma política de cobrança.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
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