Topos e Fundos em "V" ou "V invertido"

Surge com mais frequência nas ações de segunda ou terceira linha.
Surge com mais frequência nas ações de segunda ou terceira linha.

Contabilidade e Finanças

03/06/2015

Durante muito tempo fiquei sem encontrar um nome que achasse adequado para esse padrão. Denominei-os de topos e fundos agudos. Posteriormente decidi rebatizá-los para topos e fundos em forma de “V” ou “V invertido".

Por não expressarem uma mudança gradual na tendência, não estão classificados como padrões clássicos de reversão, o que acho incrível, visto ser o padrão de reversão de topo mais comum entre as ações menos consideradas, (pouca liquidez) quando fazem sua alta ou fundo final.

Devido à velocidade de sua construção, só percebemos que se formaram quando praticamente não podemos tirar proveito. Nos topos, quando o movimento está completo, fica parecendo um “V invertido" e, nos fundos, tem a forma de um “V”. Surge com mais frequência nas ações de segunda ou terceira linha e se apresenta mais nos topos do que nos fundos.

Caracterizam-se por uma subida (queda) vertiginosa, quase num ângulo de 90o em que ao atingir o topo (fundo), revertem na mesma velocidade e inclinação, sem nenhuma advertência ou período de transição, dificultando operá-lo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93