Embora muitos investidores possam desprezar a importância das linhas de tendência, elas são umas das ferramentas mais úteis da análise gráfica. Na metodologia que estamos desenvolvendo serão importantes principalmente nos pontos de saída do mercado.
As pessoas marcam as linhas de tendência de muitos modos diferentes, mas, de uma forma geral, a chave para plotar as linhas corretamente é traçá-las conectando dois fundos (pelas mínimas das barras) com um topo intermediário (pela máxima da barra) ou dois topos (pelas máximas das barras), com um fundo intermediário (pela mínima da barra) entre eles.
A linha de tendência pode ser de baixa ou de alta: uma linha de tendência de alta é representada graficamente por uma linha reta conectando as correções (os fundos) a uma tendência de alta. A linha de tendência de baixa é o inverso: conecta os repiques (os topos) numa tendência de baixa. Elas são usadas para identificar a direção das tendências.
Quando dois topos ou dois fundos estão horizontalmente nivelados, também é possível conectá-los com linhas horizontais, mas, ao invés de linha de tendência, passa a ser designada respectivamente como linha de resistência ou linha de suporte.
Para que se possa traçar uma linha de tendência de alta, será necessária a existência de, pelo menos, dois fundos (F e F1) intercalando um topo (T1) e que o segundo (F1) esteja num nível mais alto do que o primeiro (F). A linha de tendência de baixa é o inverso.
Você precisa ter dois topos (T e T1) intercalando um fundo (F1) e o segundo (T1) tem de estar num nível inferior ao primeiro (T). A confirmação da validade dessas linhas ocorre quando o terceiro toque se confirmar (F2 E T2 respectivamente), isto é, respeitar essa linha e reverter seu movimento na direção oposta.
A projeção dessas linhas para frente nos ajudará a antecipar futuros pontos de compra e venda. Só com treinamento você alcançará o grau de “olho de águia”.
Consiga um programa de análise gráfica e treine bastante a colocação das linhas de tendência. Será um elemento muito útil no dia a dia do mercado, bem como na definição das estratégias dos estopes.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93