Esse princípio estabelece que a tendência do mercado deve ser confirmada pelo menos por dois índices de composição diferente. Seu significado é que nenhum sinal válido de mudança de tendência pode ser gerado somente por um índice. Na época em que Dow escrevia os seus editoriais, as principais empresas negociadas na Bolsa pertenciam ao setor Industrial e ao Ferroviário.
Visando avaliar o comportamento dos dois grupos, Dow criou duas médias (índices) para medir o comportamento de cada um deles: o DOW Industrial (composto por ações de 30 indústrias) e o DOW Ferroviário (composto por ações de 20 empresas ferroviárias).
Assim, se um deles tivesse rompido um nível de suporte ou resistência sinalizando o início de uma nova tendência ou a retomada de uma tendência prévia, o sinal só seria válido se o segundo índice fizesse o mesmo movimento, confirmando assim um ao outro.
Para facilitar o seu entendimento, veja a seguir uma situação real confrontando o Índice Bovespa e o índice IBX Brasil – com composições distintas – após o Topo histórico registrado em 31/3/00.
Depois de deixarem um topo para trás em 31/3/00, os dois índices entraram num processo corretivo e, para que a tendência de alta fosse reassumida, seria necessário que os dois índices o ultrapassassem este topo.
Cinco meses depois, o IBX rompe o seu topo histórico (TH) em movimento, que não foi confirmado pelo Bovespa, gerando uma divergência baixista para o IBX. Em seguida, volta a corrigir e deixa para trás um novo TH em 31/8/00, com o Bovespa mantendo a disparidade baixista.
Cinco meses depois, o IBX volta a subir, ultrapassando o novo TH que havia deixado para trás em agosto. Todavia, o Bovespa volta a divergir não confirmando a ultrapassagem do seu topo histórico (TH).
Em maio de 2003, o IBX volta a subir, rompendo o último TH registrado em janeiro de 2001 e segue subindo, dessa vez sem mostrar uma divergência baixista, mas faltando a confirmação do Bovespa na ultrapassagem do seu TH, que só foi ocorrer cinco meses depois, em 31/10/2003.
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por Colunista Portal - Educação
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