As tendências Secundárias são compostas pelas tendências Terciárias.
Contabilidade e Finanças
19/08/2015
O “Mercado”, significando o preço das ações em geral, move-se em tendências das quais as mais importantes são as Primárias. Elas são longos movimentos para cima ou para baixo que duram normalmente um ano ou mais, nunca menos do que seis meses, e resultam em grandes valorizações ou desvalorizações dos preços.
Os movimentos na direção da tendência Primária são, algumas vezes, interrompidos, em intervalos, por oscilações Secundárias na direção oposta - reações ou “correções” quando o movimento Primário foi além de si mesmo (exagerou) e precisa, então, recuperar forças para prosseguir. Finalmente, as tendências Secundárias são compostas pelas tendências Terciárias que refletem a oscilação do dia a dia.
Diante do exposto anteriormente, podemos dizer que uma Tendência Primária de Alta é formada por uma sucessão de subidas e descidas secundárias, em que cada movimento de alta ultrapassa o topo do movimento de alta precedente e cada movimento de baixa volta a subir (reverte) de um nível mais alto que o fundo do movimento de baixa precedente. Isso é o que a Teoria de Dow define como Mercado de Alta.
Inversamente, Tendência Primária de Baixa é formada por uma sucessão de subidas e descidas secundárias, em que cada movimento de baixa ultrapassa o fundo do movimento de baixa precedente e cada movimento de alta volta a cair (reverte) de um nível mais baixo que o topo do movimento de alta precedente. Essa movimentação é definida pela Teoria de Dow como Mercado de Baixa.
De maneira idêntica podemos afirmar que uma Tendência Secundária de Alta é formada por uma sucessão de subidas e descidas terciárias, em que cada movimento de alta ultrapassa o topo do movimento de alta precedente e cada movimento de baixa volta a subir (reverte) de um nível mais alto que o fundo do movimento de baixa precedente.
Inversamente, Tendência Secundária de Baixa é formada por uma sucessão de subidas e descidas terciárias, em que cada movimento de baixa ultrapassa o fundo do movimento de baixa precedente e cada movimento de alta volta a cair (reverte) de um nível mais baixo que o topo do movimento de alta precedente.
As Tendências Secundárias geralmente duram de três semanas a seis meses, raramente ultrapassam esse tempo. Costumam retroceder (corrigir) de um terço a dois terços da Tendência Primária precedente.
As Tendências Terciárias seguem o mesmo padrão das duas anteriores, mas formadas por flutuações que em si mesmas são pouco significativas. Esses movimentos são de curta duração, em geral de três dias e raramente mais do que três semanas.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93