Topos são zonas de resistência e fundos são zonas de suporte.
Contabilidade e Finanças
19/08/2015
Do que foi visto até agora, podemos concluir que a máxima de uma barra é um ponto em que a presença dos vendedores impõe uma pressão denominada resistência, que impede que o preço prossiga subindo, e que a mínima de uma barra é um ponto em que a presença dos compradores impõe uma pressão denominada suporte, impedindo que o preço continue caindo.
Um preço sobe pela ausência de vendedores e cai pela ausência de compradores. Quando a força contrária ao movimento em andamento passa a predominar, cria uma barreira que impede, ao menos temporariamente, que o preço prossiga evoluindo na direção prévia.
São essas pressões que vão criar os pontos de retorno de um gráfico. Se esse ponto ocorrer depois de uma sucessão de duas ou mais barras ascendentes, o nível é classificado como um topo; se ocorrer após a sucessão de duas ou mais barras descendentes, é classificado como um fundo.
Topos são níveis de resistência e fundos são níveis de suporte. Os próximos quadros esclarecerão melhor o que são pontos de retorno e níveis de suporte e resistência.
Topo é o nível de preço mais alto atingido por uma sucessão de duas ou mais barras de preço antes da ocorrência de um ponto de retorno.
Fundo é o nível de preço mais baixo atingido por uma sucessão de duas ou mais barras de preço antes da ocorrência de um ponto de retorno.
Exemplos reais de topos e fundos
Suportes: são níveis de preços onde as compras feitas pelos investidores são fortes o suficiente para interromper durante algum tempo e, possivelmente, reverter um processo de queda, gerando um ponto de retorno.
Resistências
São níveis de preços em que as vendas feitas pelos investidores são fortes o suficiente para interromper durante algum tempo e, possivelmente, reverter um processo de subida, gerando um ponto de retorno.
Conclusão
Assim, topos são zonas de resistência e fundos são zonas de suporte. Uma vez definida uma região de suporte ou resistência, seus papéis podem se alternar, isto é, uma região de resistência recente, uma vez rompida para cima, pode transformar-se numa área de suporte e um suporte recente, uma vez rompido para baixo, transformar-se numa área de resistência.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93