Apropriação de Custos/Despesas

Custos.
Custos.

Contabilidade e Finanças

03/09/2015

Mas por que apropriar os custos?

Não há necessidade de fazer a apropriação quando os custos são diretos. Eles são facilmente identificados e alocados no custo do produto ou serviço.

Um exemplo é a compra de tomates para uma indústria de produção de molhos. O custo de aquisição pode ser alocado diretamente ao produto.

Diferentemente dos custos indiretos, que devem ser rateados ou apropriados de maneira estimada ou arbitrária sobre os produtos e serviços para formação do preço de venda.

Os custos indiretos, para serem apropriados ou rateados, dependem de cálculos ou estimativas que denominamos de custeios, sendo os mais tradicionais o Sistema de Custeio Variável e o Sistema de Custeio por Absorção.


Atenção:

A utilização do Custeio Variável limita-se apenas às empresas enquadradas no Lucro Real e não são aceitos pelas autoridades fiscais. As empresas enquadradas no Simples Nacional e Lucro Presumido podem utilizá-lo normalmente.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93