Projeção de despesas de uma empresa

Não há critério na definição dos valores das compras.
Não há critério na definição dos valores das compras.

Contabilidade e Finanças

15/09/2015

Depois de levantar o total de entradas (recebimentos) de sua empresa, vamos estimar o pagamento dos fornecedores e outras despesas de sua empresa.

Propositalmente, iremos separar os fornecedores (compras de produtos/matéria-prima) para serem comercializadas ou utilizadas no processo de fabricação dos demais pagamentos que deverão ser feitos. O objetivo é monitorar estes valores em relação ao montante das despesas e sua significância em relação aos recebimentos.

Vamos então projetar os pagamentos para os fornecedores.

Exemplo de Previsão de compras e pagamento aos fornecedores.

Projeção de Compras em R$

Outubro          42.000

Novembro      45.000

Dezembro      46.000

Total para o trimestre 133.000


Você deve estar se perguntando: Como chegamos a estes números.

Portanto, fique atento (a)!

Um dos maiores problemas das empresas são as compras acima dos valores que ela pode pagar. É muito comum as empresas terem caixa negativo em função do volume de compra ser incompatível com a receita dela. Por este motivo, o comprador de sua empresa deve aprender a trabalhar em cima do fluxo de caixa, ou seja, da previsão de compras que será repassado para ele. Sugerimos estabelecer um percentual do recebimento ou do faturamento para que seja um parâmetro de compras de sua empresa.

Este percentual irá variar muito em função de empresa, segmento, custos, etc.

Uma boa dica é você fazer uma simulação através do fluxo de caixa para perceber esta situação.

Não há critério na definição dos valores das compras mencionados anteriormente. O mesmo não poderá ocorrer com as compras de sua empresa.

Da mesma forma em que fizemos na previsão de recebimentos, você fará no caso de fornecedores, ou seja, ter uma média de dias em que se paga aos fornecedores.


Previsão de pagamento aos fornecedores


- 50% com 30 dias

- 50% com 60 dias

Zefinha: - Como podemos ver é preciso não só o controle das compras, mas também o controle do estoque. Nada de excesso no estoque de sua empresa.

Sr. Custoso: - Você quer dizer que o controle das compras é de suma importância na manutenção do fluxo de caixa positivo da minha empresa?

- Puxa vida! Faz sentido e começo a perceber a necessidade de gerenciamento das compras e estoques, para o controle das despesas.

Zefinha: - Agora vamos às despesas.

Faça uma média das despesas pagas no trimestre ou nos últimos 6 meses para facilitar a sua projeção do fluxo de caixa.

Baseado no levantamento das despesas, vamos estabelecer a média do período.

Você observou que nestas despesas pagamos IPTU? Será que para a sua próxima projeção será necessário?

A mesma pergunta você deverá fazer para: despesas com jornais, assinaturas, propaganda, férias, etc.

Não se esqueça de analisar com o seu contador para fazer a projeção dos impostos. Veja que no exemplo citado, o recolhimento do IR e CSL é trimestral.

A partir desta média, vamos fazer uma análise das despesas e ao projetá-las para os meses seguintes será necessário observar as despesas, para fazer um fluxo de caixa correto.

Zefinha: - Agora que já aprendemos a prever as receitas e as despesas, falta apenas um ingrediente para o fluxo de caixa, “O saldo anterior”, ele é uma projeção de saldo de caixa do mês anterior. Precisamos dele para alimentar a planilha.

Sr. Custoso: - Que bom! Acredito que agora possamos fazer o fluxo de caixa. Estou ansioso.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93