A melhor forma de controlar as contas a pagar é através de um software.
Contabilidade e Finanças
16/09/2015
O contas a pagar é tudo que a empresa necessita pagar dentro de um período de tempo. A melhor forma de controlar as contas a pagar é através de um software, onde a empresa controla os vencimentos de títulos, duplicatas, cheques, etc. assumidos com terceiros.
Muitas empresas que não possuem um software para gerenciamento do financeiro, adotam uma agenda com o lançamento nos dias correspondentes. É funcional, mas se quisermos, por exemplo, saber o montante das dívidas da empresa, se faz necessário somar os valores dia a dia. Portanto é funcional, mas em termos de controle das dívidas, torna-se ineficiente.
Manter controle sobre a situação econômica da empresa e ter flexibilidade na hora de se negociar com clientes são itens de elevada importância para gerenciamento de empresas.
Sr. Custoso: - Resumindo, isto quer dizer que precisamos ter um controle do contas a pagar e a receber?
Zefinha: - Exatamente. Precisa haver um sincronismo entre as contas a receber e a pagar de qualquer empresa. É fundamental para o equilíbrio das finanças dela.
Sr. Custoso: - Isto também quer dizer que, para a elaboração do fluxo de caixa, precisamos estar com os controles de contas a pagar e a receber em dia e também utilizar estes valores para sua confecção?
Zefinha: - Sim. O fluxo de caixa é o documento onde iremos planejar nossos recebimentos e pagamentos.
Zefinha: - O primeiro passo que daremos a partir destas orientações e dicas é entender a relação entre o contas a pagar e a receber no seu fluxo de caixa.
Sr. Custoso: - Mas tenho uma dúvida! Foi descrito sobre a importância do contas a pagar e a receber. Muito legal, mas o que faço com estas informações?
Zefinha: - A relação que podemos fazer neste momento é que a partir do contas a pagar/receber de sua empresa, você poderá realizar gastos e receber receitas, sem haver excesso ou escassez de capital.
Sr. Custoso: - Faz sentido o que você diz. Mas quando você descreveu sobre o capital de giro das empresas, que seria o capital necessário para movimentá-las em um determinado período. É através do fluxo de caixa que poderemos visualizar esta necessidade?
Zefinha: - Não somente estas necessidades, mas também as possíveis sobras de caixa.
Sr. Custoso: - Muito Bem! Gostei.
Zefinha: - Mas não paramos por aqui. O capital de giro de sua empresa deverá ser suficiente para cobrir o ciclo de dias que a empresa tem, desde a aquisição de matéria-prima ou produtos até o seu efetivo recebimento, ou seja, dinheiro no caixa. E também uma reserva para manter as atividades de sua empresa por um período de tempo até que haja receitas.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93