26/03/2016
Introdução:
Crepaldi (1998, p.18) entende, já numa outra linha de pensamento, que:Contabilidade Gerencial é o ramo da contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais. É voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de um adequado controle dos insumos efetuado por um sistema de informação gerencial.
Função da contabilidade gerencial:
Destaca-se, que a contabilidade gerencial é uma ramificação da ciência contábil, logo atende seus objetivos, porém diferindo-se quanto ao seu foco e tratamento, se não vejamos o que nos ensina Atkison e Cia (2000, p. 45) a informação gerencial contábil participa de várias funções organizacionais diferentes – controle operacional, custeio do produto e do cliente, controle administrativo e controle estratégico”.
Para Atkinson e Cia (2000, p. 39) Informação contábil pode ser interpretada como dados financeiros e operacionais sobre atividades, processos, unidades operacionais, produtos, serviços e clientes da empresa; veja como a contabilidade quando focada para o lado gerencial busca gerar informações além das que dispõe financeiramente, anseia em evidenciar o setor especificamente como uma unidade sólida, fazendo uma relação custo x beneficio, sendo fonte primária de decisão.
Sistema de informações gerenciais:
A Contabilidade Gerencial tem o seu enfoque no futuro, portanto as informações passadas serão relevantes se balizarem ações futuras, esta característica define como estratégicas para a contabilidade gerencial as áreas de orçamentos e projeções. (Padoveze, 2000, p.51).
Segundo Atkinson et al. (2000, p. 45), os objetivos dos sistemas contábeis em termos gerenciais seriam:
Controle Operacional – Fornece Informação (feedback) sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas.
Custeio do produto e do cliente – Mensura os custos dos recursos para se produzir, vender e entregar um produto ou serviço aos clientes.
Controle administrativo – Fornece informação sobre o desempenho dos gerentes e de unidades operacionais.
Controle estratégico – Fornece informações sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado preferência dos clientes e inovações tecnológicas.
Relatórios Gerenciais:
Para a melhor conceituação, explica-se a necessidade de relatórios nas empresas de grande porte porque há a delegação de autoridade e de responsabilidade; desta forma, para haver uniformidade de comando e de diretrizes, é imprescindível que os vários “delegados” façam, periodicamente, seus relatórios para níveis mais altos.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Petrus Fabiano Araújo de Oliveira, Solteiro, Brasileiro e Paraense. Endereço: TV.: 3 de Maio, n.º 1147 - Bairro São Brás CEP: 66063 - 388 Belém- Pará E-mail: petrusoliveira270@gmail.com FORMAÇÃO: 1.MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO-UNAMA 2015-ATUAL; 2.ESPECIALIZAÇÃO EM GERÊNCIA CONTÁBIL-IBPEX-2008-2009; 3.ENSINO SUPERIOR EM CONTABILIDADE-UNAMA-2004-2008.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93