Custos diretos

CD
CD

Contabilidade e Finanças

21/08/2016

Definição de custos diretos

São aqueles que podem ser identificados e diretamente apropriados a cada tipo de obra a ser custeado no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. 

Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado.

Ou ainda, são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos.

Exemplos de custos diretos

- Matérias-primas usados na fabricação do produto.
- Mão-de-obra direta.
- Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.

Os custos diretos tem a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Os custos são qualificados aos portadores finais (produtos), individualmente considerados.

CUSTOS DIRETOS constituem todos aqueles elementos de custo individualizáveis com respeito ao produto ou serviço, isto é, se identificam imediatamente com a produção dos mesmos, mantendo uma correspondência proporcional. Um mero ato de medição é necessário para determinar estes custos.

MATERIAL DIRETO compreende todo e qualquer material diretamente identificável com o produto e que se torne parte integrante dele. Exemplo: matéria-prima, material secundário, embalagens.

Seu custo é obtido por meio da seguinte fórmula: MD = EI + C – EF. Sendo:

EI = estoque inicial

C= compras

EF= estoque final

Tipos de material direto

a) Matéria-prima – É o principal material que entra na composição do produto final. Ela sofre transformação no processo de fabricação. É o material que, do ponto de vista da quantidade, é o mais empregado na produção. As matérias-primas em estoque serão aplicadas diretamente no produto e, ao serem transferidas do estoque para o processo produtivo, transformam-se em custos de produção. Ex. madeira na fabricação de móveis.

b) Material secundário – Não é o componente básico na composição do produto, mas é perfeitamente identificável. Ex. pregos e parafusos na fabricação de móveis.

c) Embalagens – São materiais utilizados para embalagem do produto ou seu acondicionamento para remessa. Ex. papelão onde é acondicionado o móvel.

Custo do material direto adquirido

Todos os gastos incorridos para tornar o material direto disponível para o uso na produção fazem parte do seu custo. Incluem-se, portanto, os gastos acessórios como fretes, seguros, impostos não recuperáveis e excluem-se os impostos que serão recuperados.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Petrus Fabiano Araujo de Oliveira

por Petrus Fabiano Araujo de Oliveira

Petrus Fabiano Araújo de Oliveira, Solteiro, Brasileiro e Paraense. Endereço: TV.: 3 de Maio, n.º 1147 - Bairro São Brás CEP: 66063 - 388 Belém- Pará E-mail: petrusoliveira270@gmail.com FORMAÇÃO: 1.MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO-UNAMA 2015-ATUAL; 2.ESPECIALIZAÇÃO EM GERÊNCIA CONTÁBIL-IBPEX-2008-2009; 3.ENSINO SUPERIOR EM CONTABILIDADE-UNAMA-2004-2008.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93