Atestado Médico Falso

Atestado médico falso
Atestado médico falso

Cotidiano e Bem-estar

06/02/2012

O atestado médico original, é um documento que as pessoas solicitam ao médico em uma consulta médica, seja ela qual for, de rotina ou por alguma necessidade urgente. A finalidade do atestado médico é de dar um motivo a faltas no trabalho/escola devido a alguma incapacidade causada por doença e outros.

Apesar de que o atestado médico seja direito do paciente, pode acontecer do médico, a partir da consulta, não veja necessidade de atestado médico para a situação do paciente e não dê o atestado. O atestado médico falso por sua vez, não se trata exatamente de um documento falso, produzido pelo paciente, mas sim de um atestado médico normal, que conste que você está ou estava com alguma doença que o deixava incapacitado, e que não seja verdade, já é considerado um atestado médico falso.

O uso de atestado médico falso para justificar faltas no trabalho deixa tanto o paciente, quanto o médico, sujeitos a penas, dispostas no Código Penal, e além do paciente responder pelo "crime" causado, poderá estar sujeito a ser demitido, por justa causa.

É importante que o paciente esteja ciente, caso decida fazer o uso de um atestado médico falso para justificar faltas no trabalho, o caminho correto é apenas requerer um atestado médico em situações reais, que dará uma causa justa para faltas no trabalho.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Matheus Martins

por Matheus Martins

Blogueiro

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93