Ventilação Mecânica Invasiva

Reduzir as alterações da relação ventilação/perfusão
Reduzir as alterações da relação ventilação/perfusão

Cotidiano e Bem-estar

09/10/2012

A introdução da ventilação mecânica nas unidades de terapia intensiva neonatal aumentou a sobrevida dos recém-nascidos, em particular daqueles com insuficiência respiratória. Apesar disso, a insuficiência respiratória ainda representa uma das principais causas de morbidade e mortalidade neonatal.

De maneira geral, os principais objetivos da ventilação mecânica no período neonatal são: reduzir as alterações da relação ventilação/perfusão, mantendo a PaO2 normal, sem que se desenvolva a Doença Pulmonar Crônica e Retinopatia da Prematuridade; melhorar a ventilação alveolar, mantendo a PaCO2 normal, sem que ocorra superdistensão alveolar, hiperventilação, diminuição da perfusão tecidual ou barotrauma; diminuir o trabalho respiratório, evitando a fadiga muscular, sem aumento da resistência das vias aéreas ou supressão da respiração espontânea; reexpandir as áreas atelectásicas, evitando a superdistensão alveolar e a redução da perfusão pulmonar, do retorno venoso e do débito cardíaco.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93