Ensaio sobre o filme - Preciosa uma história de esperança
Preciosa: Jovem que não perde a esperança de viver
Cotidiano e Bem-estar
30/08/2013
Ficha Técnica: Dirigido por: Lee Daniels Com: Gabourey Sidibe, . Mo'Nique, Paula Patton mais Gênero: Drama Nacionalidade: EUA Ano de Lançamento: 2010
Sinopse: 1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor.
O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.
O filme conta a história de uma adolescente de 16 anos, que prefere ser chamada simplesmente de Preciosa. A garota cresceu e permanece vivendo em um ambiente regrado de violência e hostilidade por todos os lados, além da pobreza e do preconceito, devido ao fato de Preciosa além de ser negra, obesa e ser uma mãe adolescente.
A jovem foi vítima de inúmeras formas de violência em sua própria casa. Durante algumas delas o desmazelo dos pais com relação à educação e saúde, e momentos constantes de violência psicológica, física e até mesmo sexual por parte de seu pais. Um dos filhos de Preciosa faz parte da decorrência destes abusos periódicos em seu lar.
Fora o caso das agressões sofridas em casa, Preciosa é vítima de bullying pelos colegas da escola, fazendo com que a mesma não se incluísse com ninguém do seu colégio, ficando sempre em silêncio na última carteira da sala de aula durante todo o ano letivo. O medo das retaliações é tanto, que Preciosa não sai da sala nem mesmo para ir ao banheiro.
No decorrer do tempo, aos 14 anos de idade, Preciosa não consegue compreender o que os professores lhe falam, sendo assim abandonada no fundo da sala de aula, pelos colegas e professores. Quando a mesma se engravida pela segunda vez é expulsa da escola regular e convidada a conviver em uma escola alternativa, onde ela conhece a professora Rain, que sugere a adolescente uma educação mais inclusiva, com um relacionamento mais respeitoso e acompanhante, que agregada com novas amizades vão ajudar a jovem a traçar uma nova orientação para a sua vida tão sofrida.
Este filme proporciona de uma forma muito realista o pesadelo que vítimas de violência física e sexual vivem em suas próprias casas. Preciosa é uma jovem apática, sem amigos e que traz uma expressão sempre fechada e triste. As cenas do dia a dia da jovem são apresentadas de um modo visualmente triste, enquanto os seus sonhos, são retratados com cores mais vivas, mostrando até mesmo uma Preciosa mais alegre, feliz com a vida, de certa forma, mostra a vida que a adolescente gostaria de ter.
O filme mostra o cotidiano de uma garota que encara uma vida de inúmeras adversidades, mas que jamais deixa de perder a esperança por um futuro melhor. As marcas de violência que Preciosa afrontou na sua vida, mostram o quanto ela enfrenta a sua atual realidade e como estas marcas muitas vezes nunca serão extintas, porém mesmo assim não deixa de apagar a vontade de se tornar uma pessoa melhor, digna de poder realizar os próprios sonhos, e de abraçar a sua vida longe dos pesadelos que ela enfrenta na vida.
O filme faz uma condenação aos diversos preconceitos existentes na nossa atual sociedade. A homofobia, racismo e outros tipos de preconceitos são bem retratados no filme. E como o próprio título em português mostra, Preciosa é um exemplo de história de esperança, de uma pessoa que poderia estar em meios muito piores ao que ela vivia (drogas, prostituição entre outros), mas que busca ter uma vida digna e poder ajustar coisas boas aos seus filhos como todas as outras pessoas.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93