Apesar da ascensão e valorização dos últimos tempos, ainda existem nos dias de hoje mulheres que não usam maquiagem. Seja pela religião, por não saber como usar ou por não gostar mesmo, o fato é que estas mulheres são raras em um espaço onde a paixão por pincéis e paletas começa cada vez mais cedo.
A maquiagem realça o que temos de melhor e disfarça o que nos incomoda, resultando em um rosto mais harmônico. O problema começa quando este conceito é esquecido. Muitas pessoas usam maquiagem de tal forma que não são reconhecidas quando não a estão usando, além da falta de adequação ao contexto em muitas situações.
A popularização de canais e páginas nas redes sociais com tutoriais que ensinam e dão dicas de como se maquiar, evidencia a importância dada a esse ritual feminino, mas por outro lado (negativo), vejo excessos, crianças maquiadas como adultas, adolescentes e mulheres maduras com makes de festa no dia-a-dia, são exemplos.
Para uma maquiagem coerente, é preciso levar em consideração o ambiente e as circunstâncias. Para o dia, por exemplo, é legal dar vida e luminosidade, mas dentro da naturalidade, acentuando sempre características da personalidade da pessoa. Para a noite e festas pode-se abusar um pouco mais nas cores e quantidades para um efeito mais sofisticado e até ousado, sempre com atenção quanto à luz, pois em caso de luz natural a maquiagem deve ser mais suave por ficar mais em evidência. Já a luz artificial “come” as cores, motivo pelo qual pode e deve ser mais intensa.
Com ou sem maquiagem, o importante é se olhar no espelho e gostar do que vê. Estas mulheres que não podem ou não gostam de usar devem buscar outras formas de realçar sua beleza e assim ter uma autoestima equilibrada e as que usam, também devem buscar realçar sua beleza de outras formas além da maquiagem, a qual devem sempre estar atentas para não cometer gafes.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93