04/01/2015
Uma figura imperial da cultura nacional. Baiano, negro, homossexual e sacerdote de uma fé ancestral é o nosso homenageado na Coluna "Foi o Tempo". Joãozinho da Goméia, sem a menor dúvida foi o grande responsável pela popularização do Candomblé no Brasil. Corajoso, tenaz, obstinado e abençoado. Ele driblou, enfrentou e se fez mais forte que o preconceito, o racismo, a perseguição religiosa e a ignorância. A sua excelência no ritual africano o fez famoso na sua época e lembrado até hoje. Foi um homem de mídia, um artista capaz e pessoa de personalidade forte. Infelizmente até agora não foi alvo de nenhuma produção cultural. Não virou filme, documentário , minissérie, tese acadêmica, à altura da sua grande contribuição à memória nacional. Então, da nossa parte fica aqui este singelo registro à magnitude e importância deste Babalorixá que me perdoem considerar "O Rei do Candomblé" no Brasil.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Gleison Soares Maciel, fotógrafo e cinegrafista DRT: 1373/MS
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93