A vida de Machado de Assis: a mais completa biografia do escritor
Machado de Assis
Cotidiano e Bem-estar
30/03/2015
Machado de Assis é, sem dúvidas, um dos escritores brasileiros de quem mais se tem pesquisado. A vida de Machado de Assis, de Luiz Viana Filho, é considerada uma das melhores e mais completas biografias do romancista, nela encontramos informações nunca antes mencionadas pelos críticos. Lançado em 1965 pela Edita Martins, o livro está estruturado de acordo com os estágios da vida de Machado, que vai desde seu nascimento a sua morte.
“Pouco se sabe sobre Machado de Assis.” A seguinte frase, que impera por muito tempo quando se trata da vida pessoal e íntima de Machado, nos faz repensar quando conhecemos as 289 páginas que Viana Filho nos apresenta com castas informações sobre o escritor, muitas delas até então desconhecidas. O autor da obra faz valer-se de citações, observações, e outros escritos acerca da vida de Machado, registrados por pessoas que estiveram próximos a ele em diferentes momentos de sua vida, é o caso de Joaquim Manuel de Macedo (autor de A moreninha), Saldanha Marinho, José Veríssimo, Mário de Alencar e Faustino Novais (seu cunhado). Outro recurso utilizado pelo autor são as cartas trocadas entre Machado e seus amigos, hoje resgatadas e arquivadas na Academia Brasileira de Letras (ABL). É por meio delas que conhecemos os detalhes da vida de Machado, bem como suas situações sentimentais e financeiras ao decorrer de sua vida.
Para uma boa biografia é preciso retratar todos os detalhes da vida do biografado, por menor que seja. É isto que Viana Filho faz. Cada capítulo desta obra ele trata de momentos da vida de Machado com detalhes, seja ela no âmbito social, pessoal ou literário, todos cronologicamente ordenados. É perceptível a relação do título dos capítulos com o conteúdo biográfico de Machado tratado no decorrer de seus parágrafos.
O primeiro capítulo traz como título Entre Cartago e Atenas, mostra-nos o nascimento do escritor, bem como seus primeiros anos, a morte de sua mãe, seu primeiro emprego, seus primeiros versos, sua participação no Romantismo etc. Adiante, no quanto capítulo, temos o título A galera de Ouro que se refere aos escritores, iniciantes ou não, do Romantismo e também demais amigos de Machado da política e do jornalismo. Nesse capítulo, Viana nos descreve o período em que Machado conhece Carolina, bem como a paixão, o namoro, e o casamento de ambos.
O tempo perdido é o título do nono capítulo do livro que compreende a velhice de Machado de Assis, mas necessariamente aos seus sessenta anos. Nesse período, conhecemos um Machado mais melancólico e irônico. Nas próprias palavras de Assis, vemos: “... na minha idade não é recente essa sensação de fuga de tempo. Cercados de longos trabalhos, vejo irem-se os anos mais depressa que vieram”. O último capítulo do livro “A folha no chão” traz a morte de Carolina e a solidão por ela ocasionada nos últimos anos de sua vida. O capítulo nos mostra a publicação de seu último romance Memorial de Aires, a consolidação e a aceitação da ABL e as doenças que o atingiam frequentemente, ocasionando assim sua morte, datada em 29 de setembro de 1908. Fechando-se assim o ciclo de um dos homens mais importante para a Literatura brasileira. Considerado hoje o eterno mestre das letras.
A biografia produzida por Viana Filho foi fiel a todas as etapas de vida de Machado, percorrida em cada linha da sua obra. Obra essa de extrema importância para pesquisadores, teóricos e críticos de Machado, assim como aqueles que têm interesses em Literatura.
OBRA RESENHADA
A vida de Machado de Assis
AUTOR
Luiz Viana Filho
EDITORA/ANO
Martins/1865
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Anderson Guerreiro
Formado em Letras pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Mestrando em Letras e Artes pela mesma instituição. Professor de cursos de Pré-Vestibular. Atualmente desenvolve pesquisa na área de Linguística e Literatura, com bolsa da FAPEAM.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93