O anfitrião é sempre quem sugere o fim do encontro.
Cotidiano e Bem-estar
15/04/2015
Em um almoço ou jantar de negócios: Quem convida escolhe o restaurante e é recomendado um local silencioso e sem música ao vivo, para que haja um melhor aproveitamento do encontro de negócios. O cardápio internacional evita constrangimentos, assim como evita o rodízio, onde os garçons interrompem a todo o instante. Respeite dietas de saúde ou a religião de seu convidado (os). Reserve a mesa com antecedência e chegue mais cedo para checar tudo.
As atitudes
Se for um encontro formal, não se tira o paletó nem antes ou durante a refeição, muito menos o coloca sobre a cadeira.
O anfitrião deve aguardar os convidados no bar ou numa antessala. Para depois convidá-los para a mesa. Se, entretanto você é o convidado e chegou mais cedo, aguarde na mesa. Não peça o “couvert” ou qualquer outra bebida que não seja água.
Bolsas, malas ou qualquer outro volume devem ser colocados sobre uma cadeira ao lado da mesa e nunca sobre esta, nem mesmo o celular, pois pode parecer que você está dando mais atenção às chamadas que espera receber do que ao seu convidado ou anfitrião.
Quando se dirigir para a mesa, não traga com você os copos usados no bar, o garçom fará isso. Seja elegante! Mantenha sempre uma postura ereta, respire tranquilo, sorria todo o tempo.
Evite bebidas destiladas ou muito fortes em um real encontro de negócios. Um bom vinho sempre é bem-vindo nestas ocasiões. Não se toma uísque durante as refeições. Como anfitrião, escolha um vinho ou até mesmo se for interessante, ofereça uma cerveja.
Fale baixo e sempre discretamente, não permita que as pessoas em outras mesas tomem conhecimento dos planos de sua empresa. A concorrência pode estar de ouvidos atentos e próximos a você.
O anfitrião é sempre quem sugere o fim do encontro, oferecendo um café ou um licor, além de sugerir um novo encontro em breve, após os agradecimentos de praxe!
Em um jantar ou mesmo almoço de negócios, uma mulher elegante não bebe cerveja, tendo preferência por um bom vinho ou até mesmo água.
Almoço é sempre mais informal que jantar
Nada de tapinhas nas costas ou beijinhos em situações formais (incluso de negócios) com pessoas formais ou estrangeiras. Nem sempre esse “jeitinho brasileiro” agrada a todos.
Pode refletir uma intimidade que pode não existir entre você e o cliente, ou convidado. Aperte a mão ao cumprimentar com firmeza, sem exageros e deixe a expressão ”muito prazer”, tão conhecida entre nós, para o final, quando for se despedir do convidado.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93