Normas e Protocolos de um Casamento

As daminhas e pajens por sua vez trazem graça e descontração às cerimônias.
As daminhas e pajens por sua vez trazem graça e descontração às cerimônias.

Cotidiano e Bem-estar

17/04/2015

A escolha do convite

As boas maneiras para se recepcionar os convidados de um casamento devem começar nos convites, desde a confecção, a subscrição e o envio. Daí para frente o estilo do casamento já estará traçado e até os convidados já terão uma visão do estilo do evento e até mesmo o tipo de presente que poderão dar aos noivos.

Os experts no assunto preconizam que vinte dias antes do casamento é o prazo razoável para o início da distribuição. O ideal é que com quatro meses de antecedência o casal faça a sua encomenda. Este é um bom tempo para que a impressão fique exatamente como o esperado.

Os modelos mais procurados são os tradicionais retangulares. Já os tipos de papéis devem obedecer ao estilo da cerimônia. Para as mais clássicas, material refinado nas cores branco, marfim e forração com brilho e renda.

Em recepções informais a ideia é abusar dos coloridos, reciclados, ou seja, uma festa rústica, papéis artesanais, jutas ou telas.

O importante é saber que a principal função do convite é informar a data, o local e o horário do enlace. Portanto seguir o texto padrão é a melhor opção em caso de dúvidas.

Um acabamento perfeito requer, além de boa qualidade de impressão, envelopes apropriados e um bom calígrafo para escrever os nomes dos destinatários com toda a suntuosidade que a ocasião merece.

Já para os noivos que pretendem entrar no clima de comemoração, existem empresas que personalizam convites para reuniões informais e descontraídas, como chá de panelas e chá de lingerie.


A escolha do vestido de noiva

Outro ponto importante no quesito organização de casamento é a escolha do vestido da noiva.

O promoter bem informado deve orientar sua cliente para a escolha de bons profissionais e prazos para a procura dos serviços, bem como oferecer suporte de adequação do vestido com os demais itens do evento que está sendo promovido.

O vestido deve fazer parte do conjunto de acordo com a cerimônia, local, horário e estilo do evento.

Especialistas recomendam que o vestido de noiva seja escolhido com pelo menos 90 dias de antecedência. Mesmo para mulheres que buscam modelos tradicionais, a gama de opções é enorme e de preços também.

Primeiramente deve-se definir o modelo e depois optar por comprar, confeccionar ou alugar. É interessante saber que aluguel nem sempre é uma solução “baratinha” e que, às vezes, comprar pronto é a melhor opção.

Comprar vestido pronto é, no mínimo, prático e rápido. É olhar, gostar e levar. Outro ponto a favor: visualização precisa do resultado, sem perigo de ser atraída pelo croqui. Esboço ou rascunho. Se cair bem, um vestido prontinho vai fazer o maior sucesso.

Na hora da escolha além do sonho particular de cada noiva, deve-se considerar seu tipo físico, de forma a harmonizar seu estilo e valorizar seus traços. Neste caso é essencial que se faça um pedido com antecedência e com bons profissionais.

E lembre-se: o vestido tem que dar o tom da celebração do momento mais importante da noiva: o dia do sim.


A escolha dos sapatos de noiva

Na escolha dos sapatos, a noiva deve ser orientada que além de bonitos deverão ser confortáveis, pois o dia será longo, com cerimônia, recepção, badalações e ainda uma “esticadinha” para a lua de mel.


O traje do noivo

A roupa do noivo deve ser escolhida e confeccionada observando a adequação do estilo e o horário do casamento.

Para o noivo, as coisas parecem ser super simples. Pois não é bem assim, porque ao contrário do que muitos pensam, existem vários estilos de roupas para noivos que são definidas pelo tipo de cerimônia, pelo horário do casamento e pela estação.

Mas acima de tudo, um traje bem cortado com um caimento perfeito é o início da produção de um noivo bonito e elegante.

Veja alguns exemplos de trajes adequados a cada período do dia:

Smoking Cerimônia formal à noite: pede Smoking, Fraque, Casaca ou Black tié.

Summer Cerimônia semiformal à noite: Jaquetões, meio-Fraques ou Summer.

Terno Cerimônia à tarde:
Ternos de bom corte.

Terno Cerimônia pela manhã: Ternos claros ou escuros.

Para casamentos no período noturno, deve-se optar por tons escuros. O sapato deve ser clássico e com certo brilho. Já os casamentos diurnos pedem tons mais claros e nada de brilho.

Se o noivo optar por ternos mais tradicionais, o paletó e a calça devem ser confeccionados com o mesmo tecido. Já os tecidos mesclados ou peças de duas cores são informais e pedem sapatos sem cadarços e sem brilho. Se o casamento acontecer no inverno pode-se optar por casacos longos e tecidos encorpados.

O importante para termos um noivo elegante é o caimento e o corte perfeito da roupa escolhida. Esteja aberto a opiniões de estilistas e profissionais do ramo quanto à escolha, mas lembre-se: não abra mão da qualidade, isto é imprescindível.


Os padrinhos e as madrinhas

A escolha dos padrinhos não é algo tão fácil, deve-se levar em conta um casal que conheça a história do casal, esteja presente em seu meio e faça parte de seu círculo íntimo de amizade, pois eles serão a continuidade da família dos noivos.

O padrinho tem a função de ajudar o noivo a organizar a despedida de solteiro e auxiliar o noivo em tudo que necessitar no dia do evento, como guardar as alianças, dizer algumas palavras durante o brinde ao casal ou prestar alguma homenagem que saúda e estimule a vida nova dos noivos.

A roupa do padrinho de casamento deve ser conveniente com o estilo e horário da cerimônia. Em cerimônias informais deve-se optar por um traje social liberando o terno e adaptando uma calça e uma camisa de boa qualidade – ambas sociais. Os sapatos devem combinar com a vestimenta, considerando o preto como cor neutra combinando com quase tudo.

Lembre-se que os padrinhos farão parte do cenário e devem sempre que possível consultar a vontade da noiva a respeito da escolha dos trajes sugeridos por ela, assim como farão elegantemente as madrinhas.


Os Trajes adequados

Padrinho

O terno continua sendo o coringa e combina com tudo, devem-se observar somente as cores e o horário em que ele será usado. De manhã tons claros, como bege, areia e cinza claro. Já à tarde o grafite, bege e azul marinho. À noite, porém fecham-se os tons, ficando o azul marinho, o preto e o cinza escuro, as cores opcionais.

Durante a escolha de qualquer modelo procure um que valorize o porte físico e disfarce as imperfeições, além de exigir um corte perfeito e um caimento impecável. Isto tornará qualquer homem elegante.

Para as celebrações formais, o meio-fraque e a casaca é o mais recomendável.

Caso os padrinhos optem por usarem o fraque, este poderá ser incrementado com um cravo vermelho ou branco natural na lapela, seguindo o traje dos outros padrinhos. Isto dará um toque de puro requinte à cerimônia, conforme preconizam as normas de etiquetas utilizadas no país.


Madrinhas

As madrinhas além de compor o cenário do casamento são o segundo ponto de atenção dos convidados, então a escolha errada de seu traje pode transformar tudo em um grande espetáculo circense. Sempre vale a pena o bom censo e as regras básicas de etiqueta e compostura, além da adequação ao tipo físico e ao gosto da madrinha.
As cores preta e branca devem ser evitadas, sendo a primeira usada mais em ocasiões fúnebres (Relativo aos funerais) e a segunda de uso preferencial da anfitriã.

Outro ponto importante a ser considerado é o comprimento do vestido, este deve ser definido de acordo com o estilo do casamento e sugestão da noiva.

Acessórios como os de cabelo, maquiagem, bolsas e joias devem seguir o padrão escolhido para o vestido e horário da cerimônia.


As daminhas e pajens

As daminhas e pajens por sua vez trazem graça e descontração às cerimônias, podendo ser dispensados quando for desejo da noiva.

Uma dica funcional é não optar por crianças tão pequenas, pois as menores de três anos normalmente são instáveis quanto ao comportamento e de imprevisíveis reações na hora do evento.

Quanto às vestes dos menores, devemos optar pelas mais confortáveis possíveis. As dos meninos podem seguir o estilo do noivo e das damas devem acompanhar os demais acessórios da cerimônia, estando em harmonia com a decoração e o estilo da noiva.

Agora com todos os participantes devidamente produzidos, voltamos as atenções para os preparativos de toda cenografia dos ambientes-cerimônia e recepção.


O horário de realização da cerimônia

Casamentos de manhã: As celebrações matinais pedem detalhes amenos e discretos como vestidos florais com tecidos leves em cores suaves, como verde-água, amarelo, rosa, azul e lilás. A maquiagem deve ser discreta e em tons naturais. Os acessórios com pouco ou nenhum brilho e nos pés sandálias com saltos médios.

Casamentos à tarde:
Nos casamentos realizados à tarde, permite-se o uso de cores vibrantes e um pouco mais ousadas, mas nada de tons escuros. Dê preferência a cores como laranja, coral, azul ou rosa. Quanto aos acessórios, se possuírem brilho deverá ser discreto e em pouca quantidade.

Casamentos à noite:
À noite tudo fica mais sofisticado, os brilhos estão liberados, as cores vibrantes também, como por exemplo: azul marinho, vermelho, Bordeaux, verde musgo, dourado e prateado. Os acessórios podem ser carregados e chamativos, - mas sem exageros- os longos podem ser uma boa opção e os sapatos e sandálias altas valorizam qualquer visual.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93