Estrutura da carta comercial

A carta comercial deve conter clareza e precisão.
A carta comercial deve conter clareza e precisão.

Cotidiano e Bem-estar

05/05/2015

Carta comercial é aquela cujo remetente é pessoa jurídica, com ou sem fins lucrativos.

A carta comercial segue as seguintes orientações:

• Papel de 21 x 29,7 cm (A-4), ou papel carta (216 x 279 mm).

• Impressão apenas em um lado do papel.

• 20 a 25 linhas por página.

Margens: direita (2cm); esquerda (3cm); superior (2cm); inferior (2cm). O espaço à esquerda é maior para permitir arquivamento.

• Espaços duplos ou 1 ½. Entre os parágrafos, é costume duplicar esse espaço interlinear.

• O vocativo de uma carta tem depois de si dois pontos ou nada. Não é necessário o uso de vírgula.

A carta deve conter CLAREZA E PRECISÃO

Evitar: expressões vazias, prolixidade, gíria, laconismo e estrangeirismo.

Características da correspondência comercial:

Exatidão: Evite palavras vagas, longas, difíceis, além da capacidade do receptor. Fuja, sobretudo, de expressões como: alguns, quase todos, muitos, poucos, há dias...

Para evitar dissabores, acostume-se a ler e a revisar suas cartas depois de digitadas.

Coerência de ideias: Os pontos-chave foram enfatizados convenientemente? Há transição natural entre uma frase e outra? Todas as frases têm sujeito, predicado e complemento?

Clareza: Evite expressões ambíguas e empregue rigor na escolha do vocabulário. Há sempre um verbo ou um substantivo que transmitem com mais precisão e clareza uma ideia. O código fechado é uma necessidade; por isso, evite expressões genéricas e empregue exatidão. Em vez de havia muita gente na reunião, diga quantas pessoas participavam dela; em vez de produto excelente, diga as características do produto. Há sempre necessidade de refletir antes de qualquer comunicação, para evitar expressões vagas.

Concisão: Evite a prolixidade, o excesso de palavras.

. Se sua carta for cortês e o tom do texto for agradável, sua mensagem provocará reações positivas no receptor.

. O mais importante numa carta é o destinatário. Evite, portanto, excesso de pronomes pessoais como eu ou nós.

. Evite o suspense indesejável.

. Evite o uso excessivo de conjunções. Faça novas frases independentes, curtas. Utilize o ponto final como técnica para dar clareza a suas ideias e evite, sempre que possível, as orações subordinadas, recheadas de vírgulas.

O controle das cartas comerciais é feito por meio de números colocados ao expedir cartas:

Ex: DRH-10/07 (essas letras e números significam: Carta nº 10, expedida pelo Departamento de Recursos Humanos, em 2007).

Eis dois exemplos de carta comercial com todos os detalhes que podem ser colocados numa carta. Veremos adiante que nem todos esses detalhes são imprescindíveis. É possível simplificar.

Mas como começar uma carta? Na hora de escrever, sempre surge essa dúvida. Não se preocupe! Você pode usar expressões consagradas de uso corrente.

Veja a seguir:

Introduções comuns na correspondência:

• Participamos-lhe que ...

• Desejamos cientificá-los de que...

• Comunicamos a V.Sa. que ...

• Com relação aos termos de sua carta de ...

• Atendendo às solicitações constantes de sua carta ...

• Solicitamos a V. Sa. que...

• Ao corrente das reclamações, apressamo-nos em levar a V. Sa. os devidos esclarecimentos.

• Com referência à carta de V. Sa. de...

• Em vista do anúncio publicado no...

E como terminar a carta? Vale a mesma dica. Observe adiante formas de fechamento, são os chamados fechos de cortesia.


Fechos de Cortesia:

• Atenciosamente.

• Com elevada consideração, abraça-o seu amigo.

• Cordiais saudações.

• Saudações.

• Saudações atenciosas.

• Com distinta consideração.

• Apreciaremos sua pronta resposta.

• Antecipadamente somos gratos.

• Cordialmente.

• Um grande abraço.

• Respeitosamente.


Estética da Carta Comercial

Você pode escolher a estética que mais lhe agrada.

Lembre-se que, numa empresa, você deve observar o estilo adotado pela mesma!

* Estilo endentado ou semibloco (estilo mais antigo);

* Estilo bloco (estilo intermediário);

* Estilo bloco compacto ou cheio (é o estilo mais moderno – alinhamento total à esquerda sem espaço para parágrafo).


Estrutura da carta comercial

a) local e data;

b) destinatário;

c) vocativo.

d) contexto ou assunto;

e) despedida;

f) assinatura;

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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