Linguagem para redação comercial

A redação comercial deve ser exata e sem floreios.
A redação comercial deve ser exata e sem floreios.

Cotidiano e Bem-estar

05/05/2015

A redação comercial deve ser exata, sem floreios, pois não visa à emoção estética. Sua função é comunicativa. Por isso a secretária deve deixar de lado todo enfeite estilístico e se preocupar com a eficácia e exatidão da comunicação. O vocabulário deve ser preciso, os pormenores exatos e a linguagem simples.

A comunicação é eficaz quando o que dizemos é compreendido por quem decodifica a mensagem.

Nenhuma secretária poderá vangloriar-se de que aprendeu a escrever apenas por meio da leitura de livros didáticos de redação ou somente pela leitura de escritores consagrados da literatura nacional. Aprender a escrever exige muito mais.

O que atrapalha a maioria das pessoas é o fato de que elas estão sempre querendo descobrir o ‘segredo’, aguardando a ‘inspiração’ ou simplesmente tentando racionalizar a preguiça. Não há segredos nesse campo. Qualquer pessoa pode escrever de modo a ser prontamente entendida. Escrever é como jogar tênis ou xadrez: você pode ter a ‘sorte do principiante’, mas um desempenho continuadamente bom requer estudo e prática. Fazer bem qualquer coisa requer esforço. Redigir com eficiência também”. (Thayer).

A primeira condição para uma secretária escrever adequada e convenientemente é que tenha aptidão para pensar claramente. Aprender a escrever é, antes de tudo, aprender a pensar!

Pense nisso: Você sabe pensar com clareza? Sabe organizar as suas ideias na mente? Cursos de Lógica Formal, Organização Mental, Criatividade podem ajudar, sabia?

É necessário, para bem redigir uma carta, conhecer algumas abreviaturas e formas de tratamento. Entre na Biblioteca Virtual e veja a lista de abreviaturas (nem todas são de uso comum, mas vale conhecer):


Pronomes de Tratamento

a) Vossa Excelência (V.Ex.ª). É dirigido a altas personalidades. Forma de cortesia: Excelentíssimo Senhor (E.mº Sr.).

b) Vossa Senhoria (V.S.ª). Usado largamente na Correspondência Comercial, na Redação Oficial (em lugar de “vós”, cujo emprego se restringe cada vez mais) e ainda em cartas comuns. A forma de cortesia, tanto para V.Srª como para “vós”, é “Ilustríssimo Senhor”(Il.mº Sr.).

Usa-se na invocação também, às vezes, no caso, apenas “Sr.” ou “Senhor”.

c) Vossa Eminência (V.Em.ª). Para cardeais. Forma de cortesia: Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor.

d) Vossa Excelência Reverendíssima (V.Ex.ª Rev.mª). Usa-se para os bispos e prelados pontifícios. Forma de cortesia: Excelentíssimo e Reverendíssimo.

e) Vossa Reverendíssima (V.Rev.mª). Para os sacerdotes. Formas de cortesia: Reverendíssimo (Rev.mº), ou Muito Reverendo.

f) Vossa Magnificência. – Para reitor de universidade. Forma de cortesia: Magnífico.

g) Vossa Santidade (V.S). Para o papa. Forma de cortesia: Santíssimo Padre.

h) Vossa Majestade (V.M.). Para reis e rainhas.

i) Vossa Alteza (V.A.). Para príncipes, princesas e duques.

Nota: Para juízes de Direito, usa-se a forma de cortesia “Meritíssimo” (MM.).

Providencie uma boa gramática e um bom dicionário. Tenha-o sempre à mão e lembre-se de consultá-lo sempre que tiver dúvida.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93