Os clientes estão cada vez mais exigentes e buscam mais recursos nos veículos.
Cotidiano e Bem-estar
08/05/2015
Os clientes estão cada vez mais exigentes e buscam mais recursos nos veículos, dando a eles um ar mais luxuoso, mesmo que seja um carro popular. Isto não se difere ao falarmos de carros médios.
Porém, se o preço dos carros populares não se encontra tão acessível, o preço dos carros médios tampouco estará, já que há um investimento maior em tecnologia e conforto para quem o busca.
Agora destacaremos alguns modelos para que sejam notadas as diferenças de um carro popular para um carro médio.
Vamos lá!
Ford Focus
Com relação ao Focus Sedan 1.6, destaca-se o fato dele trazer linhas maduras, moderadas responsáveis por características um tanto quanto discretas ao veículo. As rodas utilizadas na fabricação do Focus são de liga leve, ou seja, de 16 polegadas e pneus de 205/60.
O ar-condicionado presente no veículo é analógico, a sua direção é elétrica, assim, como os vidros, as travas das quatro portas e os retrovisores. O rádio, que vem acompanhado de fábrica, toca músicas em formato de MP3.
Sobre o comprimento do carro destaca-se os 4,48 metros e os 86 litros do porta-malas. Por conta do tamanho do veículo, nenhum passageiro poderá reclamar da falta de espaço ou conforto, já que o carro vem equipado com encosto de cabeça e espaço amplo para acomodar as pernas.
Se o veículo ganha pontos com relação à comodidade, ele perde quanto à falta de segurança, já que o automóvel está equipado apenas com dois airbags e a cadeirinha do bebê não se encaixa perfeitamente no banco traseiro.
Porém, tudo isso é compensado pelos faróis de neblina de série e os freios com ABS e EBD. Enquanto os freios são de caráter moderno, o painel é mais habitual, contudo, as regulagens são amplas, seja relacionado aos bancos, seja ao volante. Além de um quadro de instrumentos cuja leitura é agradável.
Se o Focus lhe pareceu cheio de recursos, está enganado, pois os faróis não são acesos de forma automática, não possui sensor de chuva, controle de velocidade de cruzeiro e fechamento dos vidros pelo alarme.
Apesar da ausência de recursos como os citados, a suspensão multilink, localizada na traseira do veículo, faz com que as suas rodas mantenham-se sempre em contato com a pista. Já o volante pode não responder com certa rapidez, mas possui um alto poder de precisão, podendo, assim, ser conduzido sem ouvir reclamações, por parte da família, ao dirigir um pouco mais rápido.
Polo Sedan
Se o Focus sofre com a falta de recursos, o Polo Sedan não sofre desse mal, tanto que, sua imagem está ligada à característica de um bom produto, porém não consegue atingir um número mais que suficiente de vendas. Isto ocorre por trazer consigo a fama de ser um carro caro, desde a sua aparição no mercado, em 2002.
O objetivo da Volkswagen era fazer com que o Polo ocupasse no mercado a posição que hoje pertence ao Fox. Um dos motivos dessa ocupação não ter ocorrido era o valor de o veículo ser superior ao do Gol e não atingir o volume de vendas esperado pela empresa. Assim, quando o Fox foi apresentado ao mercado, o nível de qualidade do Polo se encontrava acima, tanto do Gol quanto do Fox e de lá não saiu mais.
Embora ele não tenha se mantido no nível de um carro popular, o preço do Polo se estabilizou, tanto que se comparado a marcas com carros de motor 1.6, o veículo só perderá para o Fiesta, seja na versão hatch ou no sedan, podendo se afirmar que a ideia de ser ruim nas vendas ficou para trás.
A partir disso, a Volkswagen passou a investir no design do veículo, a fim de tomar novos rumos no mercado, tanto que a empresa adotou uma dianteira com uma característica mais agressiva e com grade em V. Segundo a empresa, os elementos redondos presentes nas lanternas do veículo são “inspirados no olho humano”.
Enquanto a traseira traz um ar mais de imposição, a única modificação interna foi com relação ao revestimento dos bancos e a grafia do painel. Além do novo design e novos equipamentos do modelo, o Polo chegou a ficar mais barato no ano de 2006, a ponto dos descontos chegarem a quase mil reais.
Contudo, o veículo não sofreu alterações que possam ser consideradas significativas para a mudança do preço. Porém, sabe-se que o volante de três raios é mais simples que o de quatro raios que equipava o Polo Sedan outubro de 2002.
Junto à alteração de volante do veículo, podemos destacar a troca de revestimento dos bancos que, possivelmente, custaram mais caro, já que aparentam ser de melhor qualidade.
Vale destacar, que todos os Polos vêm equipados com direção hidráulica, ar-condicionado, abertura interna do porta-malas, imobilizador eletrônico, banco do motorista com regulagem de altura, lavador e limpador traseiro no modelo hatch e spoiler no Sedan.
Fora estes recursos, a Volkswagen oferece mais dois que podem ser considerados bem interessantes: sensor de estacionamento e ajuste automático do retrovisor direito, ao mesmo tempo, em que a ré é engatada.
No entanto, o ajuste automático do retrovisor não deve ser considerado como um dispositivo novo, já que foi necessária apenas a programação eletrônica do sistema responsável por comandar os retrovisores.
A versão Sedan do Polo Comfortline, apresenta rodas de liga leve, faróis de neblina, alarme, banco traseiro bipartido, vidros elétricos e computador de bordo.
Destaca-se, ainda, a disponibilidade de airbags tanto para o motorista quanto para os passageiros, ABS e sistema de som com leitores de CD e MP3 como opcionais.
Embora, nas frenagens e nas arrancadas com mais força, o Polo mergulhe e empine um pouco a dianteira, ele é bem neutro nas curvas, a direção passa segurança com respostas rápidas e exatas, como é o caso dos engates curtos e precisos do câmbio.
Ao compararmos o antigo Polo e o novo, pode-se dizer que o segundo, possui um consumo de combustível menor que o antigo com relação ao trânsito urbano, mas ao falarmos em estrada o consumo passa a ser igual.
Fiat Stilo
Como dito anteriormente, os carros de médio custo são carros que vêm com um nível maior de recursos tecnológicos e conforto, do que os carros populares. Assim, tendo em vista a concorrência no mercado, a Fiat não podia ficar fora desse tipo de investimento, por isso trouxe para o Stilo 2008 o robô que troca de marchas.
O robô vem parafusado à caixa de câmbio do Stilo, dando a ele grande vantagem automática, vantagens de transmissão convencional, ou seja, de cinco marchas, enquanto os modelos automáticos fabricados, aqui, são de quatro marchas.
Se por um lado as vantagens automáticas conquistam o consumidor pelas facilidades que ela traz, por outro lado, ela pode trazer complicações, como, não obedecer ao comando que foi dado e muitas vezes não haver explicações de como funciona a alteração do recurso sequencial para o automático.
Além dessas vantagens, o Stilo possui facilidades que podemos considerar únicas, como, o fato do carro pegar no tranco como um veículo manual, o que facilita em uma rua plana. O condutor pode empurrar o carro sozinho e este ficará em ponto-morto.
Apesar de ser um carro automatizado, ele trabalha como um manual, pois corta a aceleração, troca a marcha e responde de forma precisa, ou seja, a resposta à mudança de marchas ocorre sem atrasos. Porém, esta ação pode ser vista com maus olhos por algumas pessoas, já que o aviso da troca de marcha não ocorre de forma frequente.
Com isso, pode ser gerada certa insegurança ao condutor que tenha medo da mudança de marcha ocorrer em uma curva, fazendo-o perder o controle do veículo.
Sobre o design do Stilo, podemos destacar a máscara negra e as luzes de neblina que os faróis receberam, o parachoque que possui linhas responsáveis por repetir o vinco do capô, a grade que passou a ter menos réguas, entre outras alterações.
Pode-se dizer que pouca coisa mudou do lado externo do carro, o que ocorreu da mesma forma com o interior do veículo que agora possui um painel em dois tons de cinza, já as versões básicas apresentam novos tecidos em seus bancos e a chave em forma de canivete, além do teto solar presente nos dois modelos.
Conclui-se assim, que os carros médios são uma versão completa dos carros populares, ou seja, com recursos tecnológicos superiores e conforto para o cotidiano do motorista e de seus passageiros.
Por conta da tecnologia e dos recursos obtidos, o valor do carro médio chega a valer o dobro de um carro popular, por isso, antes de fazer a sua escolha, é necessário avaliar o que um carro popular e médio apresentam em comum e qual deles atendem o seu desejo.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
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