Os principais tipos de motos

Existe uma variedade muito grande de motos no mercado.
Existe uma variedade muito grande de motos no mercado.

Cotidiano e Bem-estar

08/05/2015

Atualmente, existe uma variedade muito grande de motos, que não constituem mais um transporte alternativo aos carros, mas sim um transporte principal, usado também para lazer ou competições.

Para que haja satisfação com o veículo comprado é preciso considerar o seu gosto pessoal pelos vários tipos de motos. Vejamos a lista a seguir.

- Cub

São como as motos tradicionais, mas com apoios de pés separados da carenagem. Ex: Honda Biz e Sundown Web.


- Scooter

Possui rodas pequenas e câmbio automático, com baixa potência e plataforma integrada à carenagem. Ex: Vespa, Suzuzki Burman 125 e a conhecida Lambretta.

As scooters fazem mais sucesso entre os jovens e geralmente possuem motores de dois tempos e mudanças automáticas. Têm baixo consumo de combustível e não possuem altos custos para a manutenção.


- Maxi Scooter

São as scooters de grande porte e mais confortáveis. Ex: Suzuki Burgman 400 e 650 e Piaggio Beverly 500.


- Off Road

Usada em pistas irregulares, como trilhas. Porém podem ser usadas na cidade também. Ex: Yamaha XTZ 125 e Sundown STX 200.


- Trial

Usadas em competições. Os gomos do pneu costumam ser salientes e não possuem farol, lanterna, piscas nem retrovisores.


- Super Motard


É uma moto Off Road com rodas para serem usadas na cidade, montadas para competições. Ex: Sundownn XTZ 200 Motard e Yamaha XT660.

São destinadas aos motoristas que buscam fortes emoções. Possuem design desportivo que lembram as motos de competições, cujas rodas são constituídas em 17 polegadas.


- Funbike

Usadas em ruas pavimentadas e também não pavimentadas. Possui características de Off Road (suspensão elevada e bom torque) com streets (para-lama dianteiro baixo e pneus mistos). Ex: Honda NX4 Falcon e Yamaha TDM.


- Enduro/Rali

Possui um estilo Trial com potência e porte superiores. São utilizadas em provas de longa duração em solos irregulares.


- Dual Purpose

Tem características de Funbike, rodando bem em dois ambientes, mas com motor mais potente e porte avantajado. Ex: Yamaha XT660R e Suzuki DL-1000 V-Strom.

Na maioria das vezes, os motores possuem mais que 600 cilindradas, com um tanque de grande capacidade.


- Street

São feitas para ambientes urbanos, fáceis de manobrar. Ex: Honda CG Titan e Suzuki Yes 125.

São motos produzidas para aqueles que estão na correria do dia-a-dia, por possuírem ótima mobilidade e conforto.


- Street Utilitárias


Muito parecidas com as Streets. Possuem espaço para bagageiro. Ex: Honda Twister 250.


- Custom

Possui baixa potência. No entanto, tem uma posição de pilotagem relaxada e manutenção acessível.

São motos voltadas para pessoas mais tradicionais que buscam conforto nas viagens. Possuem consumo de combustível médio e peças cromadas semelhantes aos veículos antigos.


- Chopper

É uma moto Custom, mas personalizada pelo próprio dono. São conhecidas por possuírem apenas as peças essenciais em uma moto. O banco encontra-se sobre o pneu traseiro.


- Cruisers

São boas para trajetos longos, são mais confortáveis que a Custom, mais potentes, lugar para garupa e bagagens, com bom visual. Ex: Honda Shadow, Suzuki Intruder e quase todas as Harley-Davidson.


- Racing

São modelos esportivos usados em provas de moto velocidade, com muito mais potência.


- Super Racing

As chamadas de Speed são esportivas feitas para quem gosta de pisar no acelerador. Ex: Honda CBR60RR e Yamaha R6.


- Roadster

É uma mistura de Custom e Racing. Ex: Yamaha MT-01.


- Touring

Veículo de estrada que possui muitos acessórios de luxo, como CD player, aquecimentos nos assentos, freios ABS, encosto para garupa. Ex: Harley-Davidson Electra Glide, Honda Gold Wing GL 1800 e BMW K1200LT.


Sport Touring

É uma moto mais esportiva que a Touring. Ex: Suzuki GSX-750F e Honda Blackbird 1100XX.


- Naked


É bastante potente, funcionando adequadamente tanto em longos percursos quanto em curto trajeto. Tem uma posição de pilotagem mais agressiva e design desportivo. Não tem carenagem. Ex: Honda CBR500 e Suzuki GS500.


- Muscle Bike

É a moto que possui motor de Super Racing com visual Naked. Ex: Suzuki Bandit 650N e 1200N e BMW K1200R.


- Retrô

São os veículos modernos, mas com visual das motos antigas (anos 1960). Ex: Triumph Bonneville.

No Brasil, existem cerca de 50 tipos de marcas, sendo as mais famosas Honda, Yamaha, Suzuki, Dafra, Sundown e outras. A Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) fez um ranking com as marcas de motos mais vendidas em 2010 no Brasil.


Veja as principais marcas vendidas:

1º - Honda;

2º - Yamaha;

3º - Dafra;

4º - Sundown;

5º - Suzuki;

6º - Traxx ;

7º - Kasinski;

8º - Harley-Davidson;
 
9º - Bramont;

10º - Buell.

Muitas pessoas cometem o erro de comprar um veículo sem pesquisarem antes. Na maioria das vezes, elas pagam bem mais caro em uma concessionária do que em outra, levando em conta a marca de uma moto, uma vez que, marcas menos conhecida podem custar bem menos e ter desempenho semelhante às marcas famosas.

Como vimos, há vários tipos de motos. Essas variações fazem toda a diferença na hora da compra. Portanto, as pessoas que desejam adquirir uma moto precisam estudar muito bem sua aquisição, uma vez que a pesquisa se configura em uma difícil missão de aliar gosto, perfil, uso e preço.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93