A EXPLORAÇÃO DA RETÓRICA NA PUBLICIDADE INFANTIL

Exploração da publicidade infantil em uma loja de fast-food.
Exploração da publicidade infantil em uma loja de fast-food.

Cotidiano e Bem-estar

14/05/2015

Ela é uma das atividades mais influentes que intervém na sociedade contemporânea, engendrada de várias maneiras, com singulares técnicas e elementos retóricos, destinada a diversos públicos, a publicidade vem hoje ganhando espaços mais amplos em nossos meio. A facilidade de depararmos com este recurso comercial é bastante alta e quase inevitável.

O mercado publicitário usa técnicas bastante persuasivas para chamar a atenção do consumidor e, de acordo com o público alvo a quem possa interessar o produto/serviço, essas técnicas variam. O público que vem sendo alvo crescente da publicidade é o infantil, nota-se que propagandas, voltada a esta classe, exageram e abusam destas técnicas de convencimento para aumento do porcentual de atração ao consumo e à compra do material/serviço publicado.

Com isto, publicitários investem em técnicas, objetivando a atenção das crianças. Nos avisos comerciais é frequente a amostra de personagens infantis, bem como premiação e promoções, repletas frequentemente em um comercial alegre, colorido e divertido. O que merece atenção é o papel da criança. Nas propagandas, na grande maioria, não se chama atenção dos pais para a importância e a necessidade daquele produto/serviço para o consumo, dar-se a isto às crianças juntos aos seus pais. A aposta deste comércio é a persuasão da criança aos respectivos pais através do conhecimento do produto exposto.

Não se pode chegar a um consenso sobre o rumo da propaganda infantil no país, sabe-se que há inúmeros debates sobre os pós e contras. Porém é certo que o abuso do recurso retórico deverá ser eliminado, não apenas neste, mas de todos os outros públicos, pois pressupõe-se a realização de nossas reais necessidade.

Fonte imagem:  http://www.paraiba.com.br/2013/04/20/49523-mcdonalds-e-multado-em-r-3-milhoes-por-publicidade-abusiva-para-criancas

Acesso em: 14 maio 2015.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Anderson Guerreiro

por Anderson Guerreiro

Formado em Letras pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Mestrando em Letras e Artes pela mesma instituição. Professor de cursos de Pré-Vestibular. Atualmente desenvolve pesquisa na área de Linguística e Literatura, com bolsa da FAPEAM.

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