A mulher fica em torno de 21 dias perdendo sangue após o parto
Cotidiano e Bem-estar
20/07/2015
• Após o parto, a mulher fica em torno de 21 dias perdendo sangue. Caso persista além de 30 dias, procure o serviço médico.
• Recomenda-se retornar ao médico após 40 dias do parto e somente depois de fazer exames você poderá retornar a atividade sexual com penetração. No entanto, outras formas de carinho são permitidas, neste período.
• Objetivamente, são estes os principais fenômenos pós-parto que podem ou não ocorrer:
• Corrimento vaginal, inicialmente vermelho, tornando-se gradativamente transparente. Desaparece em 4 a 6 semanas. A menstruação normal recomeçará até 60 dias após o parto, ou mais, se a mãe estiver amamentando.
• Contrações uterinas, decorrentes da volta do órgão ao tamanho normal. Podem acentuar-se durante a amamentação, provocadas pela estimulação dos mamilos.
• Leve desconforto durante a cicatrização da região do períneo, que deve ser mantida sempre limpa. Existem exercícios adequados que podem acelerar a cicatrização. É importante conversar com o obstetra a respeito, principalmente em caso de cesariana. As orientações recebidas devem ser rigorosamente seguidas.
Também podem ocorrer:
Queda de cabelo, durante 3 a 6 meses após o parto. O uso de tinturas e descolorantes durante a gravidez podem contribuir para agravar o fenômeno. Usar xampus suaves e penteados simples, até que os cabelos voltem à condição normal.
Funções intestinais mais lentas, podendo surgir hemorroidas. Evitar forçar a evacuação. Colocar os pés em um apoio alto, quando no vaso sanitário, para diminuir pressão sobre o reto. Tomar banhos de assento mornos duas ou três vezes ao dia. Dormir apoiada sobre um dos lados do corpo e não de costas.
Estrias, que diminuem com o tempo e com a perda de peso, tornando-se menos visíveis.
Incontinência urinária. O controle será readquirido com a ingestão de muito líquido e exercícios.
Você deverá procurar o serviço de saúde nos seguintes casos:
• Coágulos vaginais, 2 a 3 dias após o parto, ou corrimentos vaginais de odor forte.
• Febre.
• Dor no abdome, mamas, peito ou suturas.
• Nível de depressão anormal.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93