O Aluno Surdo e Sua Aprendizagem

Cotidiano e Bem-estar

21/07/2015

A partir desse momento, vamos falar sobre como se dá a aprendizagem do aluno com surdez, que frequenta a sala de aula de escolas da rede regular de ensino.


De acordo com Lima et al (2006), a inclusão da criança surda tem como objetivo a socialização e, também, a aceitação dessa criança por parte do grupo de alunos ouvintes, apesar da necessidade de comunicação diferenciada. As autoras destacam a importância da mediação do professor na preparação dos alunos ouvintes para receberem o aluno com surdez.


A conscientização é à base de todo o processo de inclusão bem-sucedido. Lembrando que você, enquanto um profissional da área da educação ou de áreas como a saúde e assistência social, que tenha participação direta ou indireta na inclusão de pessoas surdas, em estabelecimentos públicos, pode colaborar de maneira decisiva para o sucesso dessa inclusão.


Esse, como qualquer outra pessoa, necessita sentir-se seguro e acolhido, para que possa desenvolver sua aprendizagem de maneira promissora. Caso ele faça uso da Língua de Sinais, é de extrema importância que não somente o professor, mas outros profissionais da escola e, também, os alunos ouvintes conheçam pelo menos os sinais básicos para estabelecer a comunicação.


Segundo Redondo & Carvalho (2000), a criança Surda mantém contato com o mundo à sua volta por meio de sinais e expressões faciais, alertando que esse meio de comunicação deve ser entendido pelos pais e professores e que os mesmos devem estimular essa criança a expressar seus desejos e necessidades.


A criança Surda não deve ser tratada como incapazes muitos pais ou mesmo professores, por não compreenderem a questão da surdez como uma condição diferente de ser, acabam agindo de maneira pouco natural durante o processo de comunicação; usando palavras soltas ou tentando complementar a mensagem com algum gesto, na tentativa de poupar essa criança, achando que ela não possui a capacidade de entendimento necessária, para estabelecer um contato natural.


Lembre-se que os Surdos, assim como os ouvintes, só irão desenvolver suas capacidades se forem estimulados. Portanto, é necessário que você se aproxime mesmo que, ainda, não conheça a Língua de Sinais.


Sempre, que for se comunicar com um Surdo, procure falar de frente e devagar, para que ele possa visualizar seu rosto e suas expressões, pois essa atitude pode facilitar a leitura labial e também a compreensão do sentido da sua mensagem.


Se for necessário, utilize recursos visuais, mostre objetos e figuras coloridas, que o ajudem na compreensão do contexto e do significado do que você está dizendo.


O aprendizado da língua portuguesa é um dos maiores desafios encontrados pelo aluno Surdo e, por isso mesmo, o professor deve recorrer a vários recursos, que o estimulem a vencer essa barreira.


Este deve estar atento ao fato de que o Surdo possui grande percepção visual, portanto, como destacam Redondo & Carvalho (2000), devem ser exploradas atividades relacionadas a esta capacidade, como: jogos, desenhos, brincadeiras de faz de conta e histórias infantis.


Essas atividades podem auxiliar tanto na aquisição da linguagem, quanto na aprendizagem de conceitos e regras próprias da língua oral.


Incentive o Surdo a se expressar perante a sala, promovendo atividades em grupo e oportunizando a troca de experiências com os colegas. Proporcione o contato desse aluno com diversos tipos de texto, explore jornais e revistas, que possam ajudar na contextualização de assuntos abordados em sala.


Como já citado, o foco desse livro é a Língua de Sinais, dessa forma, não pretendemos esgotar, aqui, as questões, que envolvem a aprendizagem da Língua portuguesa ou das demais disciplinas pelos alunos Surdos; apenas introduzimos o assunto, para que você enquanto profissional atuante tenha informações sobre as limitações desses alunos e possa buscar meios de auxiliá-lo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

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