Toda a região da cabeça costuma ser o alvo mais atingido, principalmente quando se trata de queda de equipamentos de pavimentos superiores, por isso, é preciso adotar todos os cuidados para a sua proteção. Assim, diante de tal preocupação, os equipamentos de proteção individual responsáveis pela proteção da cabeça podem ser divididos em: protetores para o crânio, protetores para o rosto e protetores para os olhos.
Protetores para o Crânio
O equipamento mais útil para realizar a proteção do crânio, são os capacetes desenvolvidos especificamente para isso. Entre suas funções, podemos destacar:
• Proteção contra quedas de objetos de pavimentos superiores.
• Proteção contra impactos causados por outros objetos projetados na direção do trabalhador.
• Evitar que produtos químicos causem danos ao couro cabeludo do trabalhador.
• Evitar a incidência de fogo e calor.
• Evitar choque elétrico causado por fio suspenso e desencapado.
Existem vários tipos de capacetes disponíveis no mercado. É possível adquirir os com aba total, que têm a função de proteger a face, o pescoço e os ombros. Os de aba apenas frontal, também conhecidos como bonés, são mais simples, porém mais utilizados na construção civil.
O casco do capacete é suportado por uma suspensão que compreende todo o conjunto de tiras internas, mantendo o casco no mínimo 32 mm acima do contato direto com o crânio. Esta suspensão tem a função de amortecer qualquer impacto e, para que isto ocorra, ela deve estar ajustada corretamente para cumprir sua função.
Protetores para o Rosto
Os protetores faciais têm a função proteger o rosto contra impactos de partículas, respingos de produtos químicos e contra a ação de radiações nocivas e excesso de luminosidade.
Dividem-se em:
• Protetor com visor plástico.
• Protetor com anteparo aluminizado.
• Protetor com visor de tela.
Esses três tipos de protetores têm a função apenas de proteção do rosto contra o impacto de estilhaços e radiação luminosa.
Máscara para soldador
A máscara para soldador, além da função de proteção do rosto contra estilhaços, calor e respingos de metal fundente, protege também os olhos da radiação luminosa mais acentuada.
Proteção para os Olhos
Os olhos, por serem tão sensíveis, devem receber uma proteção específica para determinadas funções, como a utilização de equipamentos, principalmente óculos, que podem variar quanto à forma e aplicação.
Óculos para soldador
Para os profissionais que não conseguem se adaptar ao uso de máscaras de solda é indicado o uso de óculos para soldador.
Eles não possuem a mesma eficiência das máscaras, mas realizam o trabalho de proteção dos olhos. A maioria dos modelos desse tipo de equipamento possui as lentes removíveis, possibilitando o uso da tonalidade adequada, de acordo com as necessidades do serviço.
Óculos contra impactos
O objetivo principal desse equipamento é evitar que os olhos sejam atingidos por objetos e estilhaços.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93