19/09/2015
A depressão é conhecida como "o mal do século". Milhares de pessoas cometem suicídio anualmente e as que resistem, veem suas capacidades emocionais e cognitivas diminuírem a cada dia. Mas podemos perguntar o que mudou na fisiologia dos seres humanos para que esta doença se instaurasse de forma tão intensa e latente em nossos dias? Na verdade o ser humano não mudou. Nossa estrutura psíquica permanece a mesma, nossa estrutura física, fisiológica também. A diferença está no ambiente em que vivemos e como culturalmente nos adaptamos a ele. As oscilações constantes dos parâmetros do certo e do errado, a globalização competitiva que permite que o sucesso de uma empresa na china seja capaz de demitir milhares de trabalhadores no Brasil, a batalha diária para o alcance de metas propostas pelas empresas, a competitividade para o acesso ao mercado de trabalho, a luta diária para educar os filhos cada vez, mas sem tempo para o relacionamento familiar devido a cursinhos intermináveis...ufa!... Atrás de uma mesa de escritório com toda essa adrenalina sem ser descarregada o resultado não poderia ser outro que não seja e depressão e suas doenças psicossomáticas associadas. Cuide-se bem. Antes de entrar na louca corrida da vida pense como vai partir para que quando chegar ao final e se chegar, encontre saúde para desfrutar. Abraços!
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
BACHAREL EM TEOLOGIA, ESPECIALISTA EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL, ESPECIALISTA EM MBA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA, PSICANALISTA CLÍNICO E AURICULOTERAPEUTA.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93