Acostumar o bebê a dormir no colo pode dificultar o hábito de a criança dormir sozinh
Cotidiano e Bem-estar
13/07/2009
Conseguir colocar os filhos para dormir é uma tarefa difícil para uma parcela significativa dos pais. As crianças querem ficar até o último minuto na sala com o restante da família, diz que não quer ficar sozinha no escuro, levanta no meio da noite para pedir companhia, entre outras situações. Nessas horas, por cansaço, a vontade é de dividir o cobertor e dar um cantinho ao pequeno, não é mesmo? No entanto, especialistas alertam que esta atitude é errada.
Ensinar a criança a dormir sozinha é uma arte e inclui uma mudança na dinâmica da família toda, assim afirma o pediatra e especialista em medicina do sono, Gustavo Moreira, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Ele ressalta que é preciso “ensinar” e não “fazer a criança dormir”.
Geralmente, esta dificuldade surge nos primeiros meses de vida. Em primeiro lugar, não há luz na barriga da mamãe, portanto é natural que leve algum tempo até relacionar o sono ao período da noite. Além disso, o bebê é acostumado a dormir no colo da mãe depois de mamar, e com isso, habituar a criança a dormir sozinha mais tarde é um desafio.
O aconselhável é que se estabeleça uma espécie de ritual para que a criança durma sem sofrimento. Ou seja, uma hora antes de dormir, é preciso puxar o freio e diminuir o ritmo na casa. Sendo assim, é necessário definir um roteiro, que será repetido toda noite, inclusive nos fins de semana: ir para o quarto, colocar o pijama, ir ao banheiro, escovar os dentes, desejar boa-noite aos pais e se deitar, o que não precisa ser necessariamente nesta ordem.
“A criança deve ser colocada no berço ou na cama acordada”, ensina o pediatra. Contar uma história ou cantar uma música são táticas que funcionam para estimular o sono. No entanto, é preciso estabelecer limites, uma vez que é normal as crianças sempre pedirem mais.
Outra ideia que pode dar certo é deixar a criança dormir com um ursinho ou boneca. “O brinquedo passa a ser associado ao sono e vira um substituto para a presença dos pais”, comenta. O leite antes de dormir também pode ajudar, mas é fundamental que a criança escove os dentes depois, até mesmo os mais novos.
Moreira ressalta ainda que o ambiente também conta para evitar problemas. “Não pode haver nenhum eletroeletrônico no quarto”. Se houver a necessidade de manter uma luz acesa porque a criança tem medo do escuro, a lâmpada azul, de intensidade fraca, é a opção mais indicada, pois não prejudica a secreção da melatonina (hormônio do sono).
Além disso, é importante que a criança esteja na cama antes das 21 horas. “Dormir além desse horário pode até aumentar o risco de obesidade”, alerta.
Em situações em que a criança levanta no meio da noite para ir à cama dos pais, é preciso ser firme e levá-la de volta ao quarto. “Todo mundo acorda no meio da noite, vira para o lado e volta a dormir. Isso é o que a criança precisa aprender a fazer também... Se os pais forem seguros, ela vai obedecer”, garante o médico.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93