02/12/2009
O satélite americano conhecido como Goes-10, que é considerado “sucata espacial”, foi desativado ontem. Com isso, o Brasil perdeu o monitoramento meteorológico do país e de toda a América do Sul. O país agora está sem a quantidade e qualidade das imagens enviadas do espaço, acarretando na redução da capacidade de previsão de tempo em curto prazo.
Com a perda do monitoramento, o Brasil mostra-se dependente internacionalmente e esta situação acontece em pleno período de El Niño que deve trazer chuvas intensas ao Sul e Sudeste do país a partir deste mês.
O biólogo e tutor o Portal Educação, Carlos Lehn, explica que satélites como o Goes-10 são fundamentais para que a previsão do tempo possa ser efetuada com maior eficiência. “Sem este satélite, dependeremos de um sistema que envia imagens a cada 30 minutos”, lamenta Lehn.
No entanto, providências já estão sendo tomadas. A Administração Nacional do Oceano e Atmosfera (Noaa) do governo americano vai utilizar o Goes-12, que foi lançado em 2001 para monitorar o continente sul-americano e fazer o envio de imagens para o Brasil.
O Goes-12 reduzirá em pelo menos 50% a quantidade de imagens enviadas pelo satélite. Antes, com o Goes-10, o Brasil recebia imagens a cada 15 minutos e agora, com a mudança, o país receberá imagens a cada 30 minutos.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93