Cuidados com o motor do carro

Cuidados com o motor do carro
Cuidados com o motor do carro

Cotidiano e Bem-estar

29/02/2016

Cuidados com o motor do carro

Um carro, assim como qualquer outro equipamento, precisa de cuidados para rodar sem apresentar problemas. As pessoas se preocupam com a aparência do veículo, mas se esquecem das peças internas, que também precisam de conservação. O motor, por exemplo, pode ser considerado o coração do carro e precisa de cuidados para ter a capacidade de funcionar corretamente.


Saiba como ter um motor novo por muito tempo

Excesso de fumaça expelida pelo escapamento, vazamento ou alto consumo de óleo lubrificante, baixa potência e ruídos anormais são alguns dos indícios de que o motor do veículo apresenta problemas.

Para que a vida útil do motor de um carro se prolongue, é essencial que você sempre verifique o óleo. Com o tempo, ele perde sua viscosidade e pode causar desgastes ou superaquecer as peças. Por isso, é sempre bom ficar atento à sua vida útil. É muito importante também trocar os filtros de ar para que as impurezas não atinjam o motor e comprometam o seu funcionamento. Qualquer impureza pode causar riscos nas paredes do cilindro e gerar a perda de compressão.

Não ande com vazamentos para não comprometer as peças do motor e fique sempre ligado na correia dentada do seu veículo, ela funciona como a alma do motor. Ela deve ser checada quando o carro atinge os 40.000 km, podendo se prolongar até os 50.000. Após essa quilometragem, a correia pode arrebentar e causar estragos no motor, como, por exemplo, danificar as válvulas.

Evite abrir a tampa do reservatório de água com o carro quente. Ao fazer isso, mesmo que seja retirada a pressão do circuito, haverá entrada de ar no sistema, podendo ocasionar o superaquecimento do motor. Além disso, o ar provoca bolhas, dificultando a circulação da água que resfria o motor.

Você sabia que o motor do carro precisa de cuidados especiais durante o frio? Em situações de baixa temperatura, tudo fica mais pesado para o motor. Uma bateria em boas condições de carga, por exemplo, aguenta melhor as condições da partida. Assim, sempre é bom verificar o estado da bateria e fazer uma revisão na parte elétrica do carro nos meses que antecedem o inverno.


Como lavar o motor do carro?

Algumas pessoas ainda têm a dúvida sobre a necessidade de lavar o motor do carro. Na verdade, a limpeza do motor é necessária, mas exige atenção em alguns fatores. Se a lavagem for feita com água, é necessário proteger a parte elétrica do local, como a bobina e central eletrônica. Outro cuidado necessário é em relação à temperatura do motor no momento da limpeza. O choque térmico causado pela água no metal e plástico aquecidos pode danificar os componentes do motor.

Não existe um período específico para que o motor seja lavado. Depende da regularidade de uso do carro e do terreno (lama, areia ou asfalto) que o motorista costuma trafegar. É normal levarmos o carro toda semana para lavar. Já o motor fica na maior parte do tempo protegido da sujeira e só deve ser limpo quando realmente for necessário.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93