Um vírus vai nos obrigar a reinventar o mundo

Cotidiano e Bem-estar

31/03/2020

Atenção, permaneçam nas suas casas. Isso não é um treinamento. Pena que não seja mesmo, mas não deixa de ser um momento de aprendizado. Individual e coletivo. Para a vida, para as relações, os negócios e o planeta. Não sabemos o que nos aguarda do outro lado desse túnel, ao fim dessa jornada, mas podemos ter certeza de que ele nos levará a um outro lugar. Nada vai, e nem deve, ser como antes.

 

Descobrimos há pouco a lógica da aprendizagem continuada, que não dura apenas um período da vida, mas sim a vida toda. Agora estamos descobrindo uma outra versão dela, a imersão intensiva. Quando alguém poderia imaginar que todo o mundo estaria matriculado na mesma aula. Daqui até o encerramento desse ciclo, você pode escolher o que e como aprender. Porque aprender alguma coisa não é opcional, é condição de existência e sobrevivência. São muitas as possibilidades.

 

Se o negócio não tem fôlego financeiro para um mês ou a falta de trabalho já é uma possível realidade, como reinventar o que vendemos, descobrir outras oportunidades ou respirar fundo e planejar um novo caminho, em meio ao caos e às incertezas? Se não sabíamos trabalhar remotamente, porque temos um problema de comunicação – 70% das empresas tem – como nos alinhar, rever o tom e compreender que o óbvio não existe? Aliás, se existisse, os jornais não precisariam ficar repetindo toda hora o que é o Corona vírus e como prevenir seu contágio.

 

Mudanças estão acontecendo

 

Se estávamos afastados da vida doméstica, ela agora se impôs, com novos e antigos desafios. Como conviver e partilhar o tempo e o espaço por um longo período do dia? Como demonstrar afeto sem o auxílio luxuoso do abraço, do beijo e do toque? Do lado de dentro, o aprendizado é descobrir o que importa de verdade, projetar cenários para o que nos aguarda e nos preparamos para o amanhã, mantendo os pés no hoje, com presença e serenidade.

 

Muitos comportamentos e paradigmas estão se transformando completamente nessa jornada. Lugares poluídos, limpos pela primeira vez em anos ou décadas. Tecnologias que enfrentavam dificuldades na sua adoção, sendo absorvidas rapidamente por todos. Redes de colaboração e compartilhamento surgindo e se aperfeiçoando a cada minuto.

 

Um vírus vai nos obrigar a reinventar o mundo, de dentro e de fora.

 

Uma amiga me contou que criou um caderno para anotar os aprendizados. Acho que vou seguir por esse mesmo caminho. Porque passado esse período, no fim do túnel, é o que de melhor vamos levar. Isso não é um treinamento. É uma jornada de muito aprendizado. E vai passar.

 

Tiago Belotte é fundador e curador de conhecimento no CoolHow – laboratório de educação corporativa que auxilia pessoas e negócios a se conectarem com as novas habilidades da Nova Economia. É também professor de pesquisa e análise de tendências na PUC Minas e no Uni-BH. Seu instagram é @tiago_belotte.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Equipe Vida Simples

por Equipe Vida Simples

Clô Azevedo é arquiteta e acredita que a casa é uma extensão das vidas que a habitam. Desenvolve projetos de design de interiores afetivos para conectar pessoas com suas histórias, inspirando a reinventar seu próprio espaço, morar bem e viver melhor. Seu site é designafetivo.com.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93