Principais bebidas utilizadas no preparo de coquetéis

Tipos de bebidas
Tipos de bebidas

Culinária

14/02/2013

Bebidas não alcoólicas

- Água: Seja natural ou gasosa, a água sempre tem seu lugar. É imprescindível que se use água potável de excelente qualidade. A marca mais utilizada pelos barmen profissionais é a francesa Evian, justamente por sua qualidade, pureza, limpidez e neutralidade do sabor.

-Refrigerante: Toda a sorte de refrigerantes pode ser empregada na elaboração de coquetéis, como, por exemplo: Coca-cola, guaraná, fantas de diversos sabores, soda limonada, água tônica, etc.

- Suco: Seja de frutas ou de vegetais, o suco é outro elemento importante. Destacam-se os coloridos e de sabor mais forte: maracujá, caju, tomate, laranja, maçã, uva, acerola, hortelã, beterraba e cenoura.

- Xarope: Trata-se de soluções líquidas, saborizadas e concentradas de açúcar. São usadas na coquetelaria geralmente em pequenas quantidades, mas com grande importância.

- Café: Bebida tônica e aromática, feita por infusão da semente do fruto do café, torrada e moída. Existem vários tipos e torrefações de café, do mais suave ao mais forte. Todos esses tipos podem ser usados na elaboração de coquetéis, dependendo do sabor que se deseja atingir.

- Chá: Atualmente, há diversos tipos de chás, com sabores e aromas variados (cítricos, frutados, entre outros). Pode ser consumido de diversas formas, inclusive com bebidas alcoólicas destiladas.

Bebidas alcoólicas

- Fermentadas: São as que se originam do processo de fermentação que consiste na maceração de uma matéria-prima (fruta, vegetal, cereais...), para que o açúcar se transforme em álcool. As bebidas fermentadas mais conhecidas são o vinho o a cerveja.

- Destiladas: “Como o próprio nome diz, passam pelo processo de destilação, que consiste em aquecer o que foi fermentado para, assim, separar o álcool. Por isso, os destilados são considerados mais puros e têm teor alcoólico muito mais elevado que os fermentados. Dentre os mais famosos destacam-se a cachaça, o uísque, a vodca, o rum, a tequila e o conhaque.”

-Compostas: Trata-se, aqui, dos destilados que recebem aroma e/ou sabor, por meio dos processos de maceração ou infusão. É o caso de todos os tipos de licores.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93