Descongelamento Dos Alimentos No Forno Micro-Ondas
Acompanhe o descongelamento e separe as porções já descongeladas.
Culinária
11/05/2015
Descongelar alimentos, especialmente carnes cruas, no forno micro-ondas não é somente mais rápido do que outros processos, mas também apresenta melhores resultados.
Quando a carne descongela corretamente, ela não perde seu suco natural que contém proteínas e outros valores nutritivos. Com o forno micro-ondas você pode descongelar a carne, momentos antes de cozinhá-la, para que fique mais suculenta e preserve suas propriedades nutrientes.
Acompanhe o descongelamento e separe as porções já descongeladas. Volte os pedaços ainda congelados ao forno para completar o descongelamento.
Descongele as carnes (frango, boi, porco, peixes e etc.) somente até que um palito possa ser inserido no seu interior. O alimento deverá estar internamente frio, mas sem gelo. Cozinhe-o em seguida ou guarde-o na geladeira.
Na potência média mínima, (descongelar) a porcentagem de micro-ondas que o forno opera é de 30%, e tem a rapidez necessária para o descongelamento. Em caso de pressa, a potência média que opera com 50% da potência de micro-ondas, pode ser usada encurtando-se em 1/3 o tempo de preparo, mas, se necessita de maior cuidado, para que o cozimento não se inicie antes do tempo desejado.
Vire os alimentos assados depois de decorridos 1/4 do tempo previsto para o descongelamento. Verifique se algumas partes já estão aquecidas e proteja-as com papel alumínio. Na metade do tempo previsto para o descongelamento deixe 10 minutos no tempo de espera antes de dar sequência e continuidade ao descongelamento e mais 20 minutos de espera no final.
Os alimentos que já foram pré-cozidos ou totalmente cozidos (prato prontos) podem ser descongelados rapidamente na potência média máxima. Mexa-os ou rearranje-os para que depois de descongelados o calor seja distribuído por igual.
Comece descongelando o peru com o peito para baixo. Vire-o depois de decorridos 1/4 do tempo reservado para o descongelamento. Proteja as partes já descongeladas ou aquecidas com papel alumínio. Continue descongelando até que os miúdos possam ser retirados do seu interior.
Na hora de descongelar
Use embalagem que possa ir ao forno, como vidro e porcelana refratária, filme plástico, sacos de papel. Use sempre a Potência Descongela.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93