Taças de cristal são ideais, mas não imprescindíveis.
Culinária
01/09/2015
Taças de cristal são ideais, mas não imprescindíveis. Sua beleza e clareza permitem que o vinho brilhe com verdadeiro esplendor.
Contudo, taças de vidro comuns são bastante úteis, pois apresentam menor risco de quebra em relação à taça de cristal.
Nada de taças coloridas, afinal, a cor do vinho é um indicador de seu corpo, sua riqueza e qualidade. Você não conseguirá identificar imperfeições, caso utilize alguma taça colorida.
Atenham-se à velha regra de taças claras e incolores.
Taças para todas as ocasiões:
As taças de Bordeaux ou de Borgonha clássicas podem servir em todas as ocasiões, com exceção ao champagne, que requer sua própria taça.
As taças precisam estar absolutamente limpas. Para isso, devem ser lavadas com detergente e muito bem enxaguadas, para remover qualquer resíduo que possa interferir na apreciação olfativa do vinho.
A melhor maneira de garantir a taça limpa, é exalar suavemente no seu interior e, depois, cheirá-la, o que permitirá a percepção de quaisquer odores residuais.
a)Tipos de taça
Bordeaux Grand Cru: o bojo é volumoso e o formato de tulipa acentua o buquê dos vinhos. Ideal para vinhos complexos das uvas cabernet sauvignon, merlot, syrah, tempranillo e sangiovese.
Bourgogne Grand Cru: o imenso bojo permite a explosão de aromas ricos e complexos. Recomendado para grandes borgonha, Rioja grand reserva, Amarone de ótimas procedências, Barbaresco e Barolo.
Bordeaux: copo alto, de borda estreita e grande volume, usado para os tintos ricos em taninos. Ideal para cabernet sauvignon, cabernet franc, merlot, Syrah, Bairrada e tannat.
Bourgogne: o amplo formato de balão permite que o buquê libere-se mais rapidamente. Ideal para vinhos de pinot noir, Rioja tradicional, nebbiolo, Barbera Barricato e Amarone.
Porto: adequado para dosagens menores e vinhos como o Porto, Madeira doce, Jerez doce, Marsala e Banyuls.
Flûte: a taça flûte é a mais adequada para tomar o espumante. Quanto mais bojo apresentar, melhor, pois se for reta no sentido longitudinal, não realçará os aromas.
Copo degustação ou NÂO: é um copo coringa, usado para qualquer tipo de vinho, pois intensifica e ressalta suas características mais marcantes.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93