Serviços de Vinho - Decantação

A Decantação tem duas funções específicas.
A Decantação tem duas funções específicas.

Culinária

01/09/2015

A decantação tem um propósito que vai além do exibicionismo para amigos e clientes. Os decantadores são utilizados para vinhos velhos, que acumulam borras no processo de envelhecimento.

Vinhos envelhecidos na garrafa por dez anos ou mais (às vezes, menos) podem criar um depósito que, quando em contato com o vinho, resulta num sabor amargo e desagradável. Em sua forma mais branda, a borra mascarará as nuances sutis desenvolvidas ao longo do tempo. É importante lembrar que nem todos os vinhos envelhecidos apresentam depósitos. Os que os têm, geralmente, foram produzidos com o mínimo de filtragem, tornando os sabores mais intricados e complexos durante o envelhecimento.

A decantação areja o vinho, podendo ser feita em qualquer recipiente, desde que absolutamente limpo e livre de qualquer odor indesejado.

Ao servir o vinho decantado, o gargalo da garrafa deve estar bem iluminado para você observar o momento em que a borra estiver prestes a despejar. Se alguma borra aproximar-se do gargalo, pare! Se o decantador apresentar tampa, tampe-o e espere que esteja pronto para servir o vinho novamente.


Atenção!

A Decantação tem duas funções específicas:

A primeira é decantar o vinho caso exista sedimentação residual na garrafa ou apresente fragmentos da rolha. A segunda é colocar o oxigênio em contato com o vinho em um recipiente, cujo formato, permite que o vinho respire e conserve seus aromas dentro do Decanter até o momento do serviço.

No caso da decantação, o Decanter deverá permanecer estático até que os detritos existentes no vinho desçam até o fundo do Decanter e o vinho possa ser servido sem o risco de sorvê-los na taça de algum cliente.

No caso da respiração, é o tempo de permanência do vinho com o oxigênio que se faz necessário para que o vinho possa abrir e realçar seus aromas e sabores. O utensílio utilizado é o Decanter e deve estar limpo e livre de odores, podendo ser de vidro ou cristal.

Dica: o Decanter de cristal, devido seu alto custo, pode muito bem ser substituído pelo de vidro, mesmo porque, a higienização do decanter de cristal exige um cuidado maior devido a sua fragilidade.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93