Exploração do Trabalhador Rural

Direito

24/06/2012

Sou filho de um produtor rural de Santa Rita de Cássia, bairro na divisa de Barra Mansa e Volta Redonda, RJ.Cresci em meio a esse ambiente rural e vi muita coisa desde cedo, coisas que quando eu era novo não entendia como sendo erradas, mas com o passar do tempo entendi que eram atitudes desumanas de homens egoístas e ambiciosos.

Hoje, venho falar de trabalhadores rurais que vêm sofrendo com jornadas exaustivas de trabalho degradante. Isso porque alguns produtores não respeitam os direitos trabalhistas e abusam da falta de conhecimento de trabalhadores que, por desconhecerem seus direitos, se calam e passam a levar uma vida submissa às vontades de seus patrões.

Direitos básicos não são assegurados a essas pessoas, muitos trabalham sem ter a carteira de trabalho assinada, sem direito a férias ,13º e hora extra .A carga horária chega a 10 horas de trabalho por dia, chegando a 12 horas por dia quando estamos no horário de verão.

Sei que nem todos os produtores exploram seus funcionários, a esses produtores que cumprem com suas obrigações, (assinam a carteira de trabalho, respeitam a carga horária de trabalho semanal, dão férias e 13º salário), os meus sinceros parabéns por cumprirem suas obrigações, vocês são um exemplo a ser seguido, pois provaram ser pessoas de caráter que respeitam os direitos dos mais humildes.

E aos produtores exploradores que acham que seus funcionários são escravos que não têm direitos, fiquem sabendo que vamos exigir do Ministério do Trabalho e Emprego uma fiscalização mais rígida, pois do jeito que está, não dá pra ficar.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Isaías Santos Moreira

por Isaías Santos Moreira

Empreendedor Agrícola

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93