Telefonia Celular: as Operadoras e o Atendimento ao Público
Onde anda a fiscalização das operadores de telefonia?
Direito
23/11/2012
O Brasil possui atualmente quatro ou mais operadoras (se é que nós podemos denominá-las desse jeito) de telefonia celular e dois órgãos fiscalizadores de seus serviços. Um do Governo, a Embratel e outro independente, a Anatel.
Sabendo-se que pelo menos 99,9% da população consumidora de celulares anda totalmente insatisfeita com os serviços e os atendimentos telefônicos oferecidos por todas, quais adjetivos seriam mais justos para imputarmos aos mesmos, que obrigatoriamente deveriam ser cem milhões de vezes melhores?
Onde anda e o que faz a Embratel que não fiscaliza rigorosamente essas organizações que se dizem operadoras de telefonia móvel?
A primeira pergunta é quase impossível de se responder, uma vez que, praticamente, os serviços que nos são oferecidos, são verdadeiros fantasmas e ninguém consegue resolver problemas dessa maneira.
Para se ter uma pequena ideia, hoje, dia 23/11/2012, tentei por várias vezes entrar em contato com a operadora “VIVO” para resolver um grande problema gerado por ela mesma. Para conseguir falar com o atendente que o solucionou, tive que esperar 48 minutos contados de relógio e com a orelha esquerda sendo assada.
Eu, particularmente, classificaria com os seguintes adjetivos, isso que elas chamam de atendimentos ao público via telefone:
Ineficazes, inoperantes, irritadores, insuficientes, constrangedores, aborrecedores, burocráticos e sem prestatividade alguma para o público alvo, que somos nós, os consumidores.
Não é fácil para nenhum cliente ter que esperar por mais de 40 minutos para ser atendido. Isso é totalmente amoral.
Deixando de lado um órgão totalmente ineficaz e neutro que é e sempre o tem sido a Embratel, passemos a comentar um pouco sobre a Anatel, que verdadeiramente nos orienta, recebe as nossas queixas e parte para cima de todas as operadoras de telefonia fixas e móveis, executando muitíssimo bem o papel da falecida mencionada acima.
Para tanto, basta que o cliente prejudicado entre em contato com a operadora que o está lesando, anote o número do protocolo de atendimento e o que o atendente vai lhe falar sobre o seu caso. A seguir, o mesmo deve ligar para a Anatel, já de posse do número do protocolo e do seu CPF, passar para o atendente da agente fiscalizadora, relatar as suas queixas e a resposta da reclamada, anotar o número do protocolo de acompanhamento que lhe será fornecido pela Anatel e esperar por cinco dias úteis para a resolução de seu problema.
Acreditem! Um grande milagre ocorrerá e a operadora que estiver prejudicando o referido cliente, logo entrará em contato com o mesmo, propondo-lhe soluções.
Nós, consumidores brasileiros, precisamos deixar a nossa passividade de lado, mobilizarmo-nos e partirmos de forma ordeira para o contra ataque a estas patifarias que são cometidas contra os nossos bolsos. Vamos gritar bem alto para que o Estado nos ouça e nos dê as suas mãos.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Frankc José de Andrade Medeiros
Idade: 48 anos
Profissão: líder de produção atualmente desempregado e corretor de imóveis.
Qualidades: pontualidade, assiduidade, comprometimento com a qualidade e com o serviço.
Defeito: ser sincero demais
Hobby: Escrever poesias com temas diversos
Sonho: Terminar a faculdade editar o meu acervo de poesias e um livro intitulado Menores Abandonados
Escolaridade: 2º ano de Administração de empres
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