O surgimento do novo traz também a criação de novos termos
Direito
06/02/2013
Após a formulação da ideia por meio dos conceitos resta-nos pensar, transcender ao estabelecido e refletir acerca da ligação que se pode fazer entre aquilo que já conhecemos e o novo que se apresenta. Os acontecimentos atravessam nossas vidas e clamam por definições. Não é possível lidarmos com novos acontecimentos usando velhas formulações. O novo clama por novidade, por revisão do que é velho, por transformações.
Seguindo os passos de Hilton Japiassu em “O Sonho Transdisciplinar e as Razões da Filosofia”, buscamos então definições para os meios que temos utilizado para o preenchimento das fissuras do pensamento científico geradas por uma especialização exacerbada que impõe limite à engenhosidade e nega a integralidade humana.
O intercâmbio entre as diversas disciplinas e seus diferentes métodos é imprescindível para a construção da almejada integralidade. É preciso que o especialista permita-se ousar, permita-se atravessar a fronteira de seu campo de estudo para interagir com outros aspectos do saber, oferecendo os seus saberes e aceitando conhecimentos diferentes, métodos diversos.
A troca entre as diferentes disciplinas, a construção de uma linguagem que perpasse a todos os campos do conhecimento, trará um novo paradigma para a construção de um novo saber mais flexível, mais abrangente, mais integral. É importante que se crie institucionalmente espaços para essa troca entre os especialistas e que estes se permitam ser tocados por uma abordagem diferente daquela a que estão habituados.
Tudo o que é novo encontra resistência porque questiona o que já está estabelecido, portanto esse novo caminhar depende de atitude, de perseverança. Depende da ousadia daqueles que já entenderam que a realização do espírito humano reside na expansão e não no aprisionamento e limitação de suas potencialidades.
O surgimento do novo traz também a criação de novos termos, novas expressões. Precisamos então defini-los para nos sintonizarmos com as novidades, falarmos a mesma língua. Isso é imprescindível para harmonizar as discussões, principalmente quando estamos falando de novos modos de construção do saber, novas abordagens da vida.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93