A auditoria fiscal do trabalho

Fiscalização coibi trabalho irregular
Fiscalização coibi trabalho irregular

Direito

15/05/2013

A Delegacia Regional do Trabalho (DRT) é o órgão subordinado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTe), que regulariza, fiscaliza, denuncia o trabalho de acordo com as leis regionais e federais de cada região do País. É lá que a auditoria fiscal do trabalho de cada cidade-estado se localiza e realiza plantões para ouvidoria a população que se sente oprimida as próprias condições do trabalho.

A auditoria se realiza da seguinte maneira. Por exemplo, um trabalhador que se encontra oprimido pelas forças empregadoras, ou desregularizado e procura ajuda para adequação de seu emprego deve-se dirigir à ouvidoria do DRT de seu município, ou municípios vizinhos, e reclamar por ajuda.

As condições que o Ministério do Trabalho e Emprego visam combater com a auditoria, são:
- Trabalho escravo:
A fiscalização do trabalho visa regularizar os vínculos empregatícios dos trabalhadores encontrados e demais consectários e libertá-los da condição de escravidão;
- Trabalho infantil: por meio da fiscalização do trabalho, toda e qualquer forma de trabalho infantil, retirando as crianças do trabalho e facilitando-lhes o acesso à escola. A fiscalização atua em parceria com organizações governamentais e não-governamentais;
- O trabalho: Verifica o cumprimento, por parte das empresas, da legislação de proteção ao trabalhador, com o objetivo de combater a informalidade no mercado de trabalho e garantir a observância da legislação trabalhista;
- A segurança do trabalho: O objetivo do Programa Segurança e Saúde no Trabalho é proteger a vida, promover a segurança e saúde do trabalhador.

Fora essas, o trabalhador que se sentir prejudicado pelo próprio empregador, e não conseguir por meio da auditoria, pode recorrer as Centrais Sindicais, que o MTe classifica como “entidades associativas de direito privado de representação geral dos trabalhadores, constituídas em âmbito nacional” em seu site http://portal.mte.gov.br/portal-mte/.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Lucas de Guimarães Bais Martins

por Lucas de Guimarães Bais Martins

Acadêmico de Jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; Estagiário de Assessoria de Comunicação do Portal Educação.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93