Definições e termos utilizados pela especificação OHSAS
Definições e termos utilizados pelas especificações OHSAS
Direito
18/03/2014
• Acidente
Evento não planejado que resulta em morte, doença, lesão, dano ou outra perda.
• Incidente
Evento que deu origem a um acidente ou que tinha o potencial de levar a um acidente
• Risco
Combinação da probabilidade de ocorrência e da consequência de um determinado evento perigoso.
• Risco Tolerável
Risco que foi reduzido a um nível que pode ser suportado pela organização, levando em conta suas obrigações legais e sua própria política de SSO.
• Avaliação de Risco
Processo global de estimar a magnitude dos riscos, e decidir se um risco é ou não tolerável.
• Perigo
Fonte ou situação com potencial para provocar danos em termos de lesão, doença, dano à propriedade, dano ao meio ambiente do local de trabalho ou uma combinação destes.
• Identificação de Perigos
Processo de reconhecimento que um perigo existe, e de definição de suas características.
• Segurança e Saúde Ocupacional (SSO)
Condições e fatores que afetam o bem-estar de funcionários, trabalhadores temporários, pessoal contratado, visitantes e qualquer outra pessoa no local de trabalho.
• Sistema de Gestão de SSO
Parte do sistema de gestão global que facilita o gerenciamento dos riscos de SSO associados aos negócios da organização. Isto inclui a estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política de SST da organização.
• Objetivos
Metas em termos de desempenho de SSO, que uma organização estabelece para ela própria alcançar.
• Desempenho
Resultados mensuráveis do Sistema de Gestão da SSO, relacionados ao controle da organização sobre seus riscos à segurança e saúde, com base em sua política e objetivos de SSO.
• Segurança
Isenção de riscos inaceitáveis de danos.
• Não-conformidade
Qualquer desvio de normas de trabalho, práticas, procedimentos, regulamentos, desempenho do sistema de gestão e outros, que possam levar , diretamente ou indiretamente, à lesão ou doença, dano à propriedade, dano ao meio ambiente de trabalho, ou uma combinação destes.
• Parte interessada
Indivíduo ou grupo preocupado com ou afetado pelo, desempenho da SSO de uma organização.
• Auditoria
Exame sistemático para determinar se as atividades e resultados relacionados estão em conformidade com as providências planejadas, e se essas providências estão implementadas efetivamente e são adequadas para a tender à política e aos Objetivos da organização.
• Melhoria Contínua
Processo de aprimoramento do Sistema de Gestão da SSO, visando atingir melhorias no desempenho global da Segurança e Saúde no Trabalho, de acordo com a política de SSO da organização.
• Organização
Companhia, corporação, firma, empresa, associação, ou parte dela, incorporada ou não, pública ou privada, que tem funções e estrutura administrativa próprias.
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por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins
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