A segurança tem segurança?

Vigilância Patrimonial
Vigilância Patrimonial

Direito

30/01/2015

Como colaborador do quadro de segurança patrimonial do Fórum Lafaeytte, sempre me pergunto se algum dia, nessa área de atuação, teremos o respaldo suficiente para desempenhar as suas funções dignamente. A primeira vista, me parece como “uma coisa para inglês ver”, ou apetrechos vivos e regiamente (aqui cabe discussão) pagos pela casa judiciária. Pois o fino trato com os transeuntes e afins do fórum e outras casas do judiciário, sempre esbarramos na imposição ao profissional terceirizado, em que temos que aceitar a arrogância alheia, maculando todos os nobres profissionais que se despontam no eterno “correr atrás” da vida.


Ou seja, nós vigilantes, não temos culpa se o acesso para essa função, cobra-se apenas o 5º ano do ensino fundamental, que esse mesmo curso seja na maioria das vezes altamente comercial, que as empresas não se empenhem em melhor estruturar as condições de trabalho nos postos de trabalho, que todo ano se desenvolva uma verdadeira batalha (o sindicato que o diga) para melhorar o salário nos dissídios da categoria. Todas essas situações também minam a convicção dos próprios vigilantes em querer dar o seu melhor no dia a dia. Estamos, pois, diante de mais uma pura realidade de vício, mais que constatada em um ramo profissional em que a "corda” se arrebenta para o lado que foi preparado para ser frágil sempre.


Nobre colega vigilante, orgulhe-se do seu empenho, e de sua escolha em proteger pessoas que não tem ciência ou não procuram saber (o que é o pior), de quem realmente somos nós e o porquê das nossas presenças orientando e protegendo.


Apesar de tudo, temos ramos do direito que nos protegem (Trabalhista, Humanos, etc.) e nos vigiam o tempo todo, edificando a nossa melhor conduta profissional dentro do próprio judiciário.


Por favor, me dê um bom dia senhor...

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Glaucus Varagnat

por Glaucus Varagnat

Formação: Graduação em Direito (2013), pela Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte, Assessor Jurídico, Assistente Técnico de Educação Básica, Autorizado para lecionar no Ensino Fundamental e Médio pela Secretaria de Educação de Minas Gerais, (Português, Filosofia e Sociologia), Credenciado pela Policia Federal (DEPESP) como Instrutor para Curso de Formação de Vigilantes.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93